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As pesquisas sobre a docência no ensino superior em contexto brasileiro
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Palavras-chave

Ensino superior
Formação docente
Pedagogia universitária
Primeira palavra.

Como Citar

RADETZKE, Franciele Siqueira; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. As pesquisas sobre a docência no ensino superior em contexto brasileiro: desafios para pensar a formação em Ciências. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020024, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8655876. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655876. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A docência no Ensino Superior (ES) é a temática central do presente estudo, o qual visa a apresentar um panorama acerca das concepções de docência universitária, bem como estabelecer diálogo com as principais temáticas investigadas em dissertações e teses brasileiras, circunscritas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, com base na busca de dados do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (IBICT), destacando-se trabalhos acadêmicos sobre ES. As concepções recorrentes foram destacadas como Experiência (12:14), Pesquisa (5:14) e Naturalizada (2:14) e, dentre as temáticas mais investigadas, estão Prática Docente (7:14), Identidade Profissional (6:14), Processos Formativos (2:14), Concepções de Docência (2:14) e Saberes Docentes (1:14). Foi possível perceber também que as temáticas e concepções investigadas relacionam-se em contexto do ES na tentativa de lograr entendimentos acerca do processo de ensinar e aprender. Da investigação emana como principal desafio a necessidade de processos de formação continuada no intuito de qualificar a ação docente: concepções e práticas.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655876
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