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O comitê de ética em pesquisa como espaço de formação continuada do professor universitário
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Palavras-chave

Magistério de ensino superior
Ética pedagógica
Docente em formação.

Como Citar

SILVA, Rodrigo Barbosa e; CONCEIÇÃO, Vida Kamila Pinheiro da. O comitê de ética em pesquisa como espaço de formação continuada do professor universitário. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020033, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8656515. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656515. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é fruto de uma reflexão sobre o trabalho docente desenvolvido em um Comitê de Ética em Pesquisa. O objetivo em pauta foi destacar o eixo da pesquisa como um dos elementos de formação profissional para docência do ensino superior por meio da avaliação ética de protocolos de pesquisa. Metodologicamente, atrelada a esta atuação profissional, foi realizada revisão de literatura que incluiu normativas e resoluções brasileiras sobre o compromisso ético no campo da pesquisa científica, além de obras que versam sobre alternativas de formação continuada de professores universitários. Concluímos que a eticidade perpassa pelos saberes pedagógicos constituídos também no processo de atuação e mediação docente no campo da pesquisa, haja vista ser este o modelo de formação para o magistério de nível superior preconizado no Brasil.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656515
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