Banner Portal
Uso de jogo educacional na engenharia civil
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Educação lúdica
Material didático
Brincadeiras educativas
Educação superior
Ensino de graduação
Métodos de ensino

Como Citar

LIMA, Jessica Helena de; LOPES, Danielly Amatte. Uso de jogo educacional na engenharia civil : tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo "dimensione". Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021008, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8656853. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656853. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os resultados da inclusão de uma alternativa educacional ativa - o jogo de tabuleiro DIMENSIONE, criado pelas autoras – de modo a avaliar o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina de Pavimentação do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Alagoas. Os alunos utilizaram o jogo e o avaliaram com uso de questionário. Foi realizada uma análise sobre as respostas dos alunos que permitiu concluir que 63% destes observaram melhora nos aspectos motivação, experiência do usuário e conhecimento após utilizar o DIMENSIONE como complemento do aprendizado na disciplina de Pavimentação. Espera-se que este jogo seja implementado em mais universidades e possa ajudar a tornar mais eficiente e divertido o ensino do método de dimensionamento de pavimentos.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656853
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

AVEDON, Elliott M, SUTTON-SMITH, Brian. The study of games. New York: J. Wiley, 1981.

BERNARDINIS, Márcia Pereira de Andrade, FREITAS, Mateus Silva, COSTA, Rodolfo Augusto, ARAÚJO, Waldney Bruno Lima de. Construção de baralho interativo como ferramenta para aprendizado na disciplina de Sistemas de Transporte do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. Anais do Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, São Luís, 2015.

CAILLOIS, Roger. Man, play and games. 1958. Trans. Meyer Barash. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2001. Tradução do original francês Les jeux et lês hommes, 1958.

DE PAULA, Taís Rocha. Estudo exploratório sobre jogos na logística humanitária. Dissertação (mestrado em engenharia de produção). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2016.

GARCÍA, Daniel Sergio Presta. Projeto ponto de partida: o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática. TRANSPORTES, v. 25, n. 3, p. 135-165, 2017.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971.

JUUL, Jesper. The game, the player, the world: Looking for a heart of gameness. PLURAIS-Revista Multidisciplinar, v. 1, n. 2, 2018.

MELO, Ricardo Almeida de; LIMA, Caroline Dias Amancio. Jogos Educativos para Estradas e Transportes. In: Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes, XXVII ANPET, Belém. 2013.

MORAES, Mônica Nogueira. Jogo de Tabuleiro para Gestão de Projetos de Infraestrutura Rodoviária. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos (vol. 3). Editora Blucher, 2012.

SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A book of lenses. AK Peters/CRC Press, 2014.

SILVA, Suellem Deodoro; DE SOUZA, Cristiane Duarte Ribeiro; D’AGOSTO, Márcio de almeida. A utilização de metodologias participativas para aprimorar a formação profissional para o setor portuário: o caso do jogo do TECON. TRANSPORTES, v. 21, n. 1, p. 34-43, 2013.

SOUZA, ML de. Método de projeto de pavimentos flexíveis. IPR Publ, v. 667, n. 3, 1981.

SUITS, Bernard. The Grasshopper: Games, Life, and Utopia. 1978.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.