Banner Portal
A gestão dos cursos EAD em Moçambique
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Modelos de governo
Gestão universitária
Instituição de ensino superior
Educação a distância
Moçambique.

Como Citar

BRITO, Carlos Estrela; FERASSO, Marcos; BRITO, Sandra Manuel Periedes Pereira Lopoes Estrela. A gestão dos cursos EAD em Moçambique. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020036, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8657395. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657395. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de apresentar como a EaD se tornou um objetivo nacional do governo moçambicano para assegurar o acesso à educação a um número cada vez maior de cidadãos e de melhorar a qualidade dos serviços prestados em todos os níveis e tipos de ensino. A partir da metodologia do estudo de caso, a pesquisa apresenta como principais resultados o fato de que a Educação a Distância é considerada uma das alternativas para atender as diferentes necessidades de formação superior face às evidentes dificuldades pelas quais Moçambique enfrenta no quesito formação em nível superior. O Instituto Superior de Ciências e Educação à Distância (ISCED) contribui para esse processo de elaboração de cursos a distância, cujos cursos se traduzem no desenvolvimento de um ambiente para suporte ao processo ensino/aprendizagem apoiado pelas novas tecnologias de informação e de comunicação, pressupondo um cuidadoso planejamento, que aponta para a necessidade de um enfoque sistêmico na produção de cursos, envolvendo uma equipe multidisciplinar, com habilidades e conhecimentos especializados. Conclui-se que o enfoque sistêmico de concepção, produção e implementação de programas à distância estão garantindo a realização do objetivo nacional do governo.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8657395
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ANDRADE, Rui Otavio Bernardes; TACHIZAWA, Takeshy. Gestão de instituições de ensino. São Paulo: FGV, 2002.

BUENDÍA GÓMEZ, M. Educação moçambicana: história de um processo: 1962-1984. Maputo (Mz): Livraria Universitária, 1999.

COSTA, K. C. O.; SALM, J. F. A percepção do professor estadual como funcionário público: cumpridor de regras, empreendedor ou servidor público? In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 30, 2006, Salvador. Anais. Salvador: ANPAD, 2006.

DENHARDT, J. V.; DENHARDT, R. B. The new public service: serving rather than steering. New York: M. E. Sharpe, 2007.

FISCHER, Tânia. O futuro da gestão. Pensamento nacional. HSM Management, V. 64, setembro-outubro 2007.

FLEURY, S. Reforma del estado. Revista de Administra¬ção Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 5, p. 7-48, 2001.

IMPRENSA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE - INM. Conselho de Ministros: Decreto n. 41/2014. Disponível em: http://bronline.inm.gov.mz/pt-pt/conselho-de-ministros-decreto-n%C2%BA-412014. Acesso em: 17 jul. 2015.

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - ISCED. Disponível em: www.isced.ac.mz. Acesso em: jun. 2015.

MÁRIO, Mouzinho; NANDJA, Débora. A alfabetização em Moçambique: desafios da educação para todos. 2005.

MARQUES, Marcelo. Administração pública: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Ferreira, 2008.

MATOS, Narciso; MOSCA, João. Desafios do ensino superior. In: BRITO, Luís de; CASTEL-BRANCO, Carlos Nuno; CHICHAVA, Sérgio; FRANCISCO, Antônio (Orgs.). Desafios para Moçambique 2010. Maputo (Mz): IESE, 2009.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 32. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

MINED/UEM. Plano Estratégico do Ensino Superior 2012-2020. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Ensino superior. 2015. Disponível em: http://www.mec.gov.mz/EDUCA/Pages/Ensino-Superior.aspx. Acesso em: 21 jun. 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Colectânea de Legislação do Ensino Superior. 2012. Disponível em: http://www.mined.gov.mz/DN/DICE/Documents/Colect%C3%A2nea%20de%20Legislacao%20dop%20Ensino%20Superior.pdf . Acesso em: 21 jun. 2015.

MOREIRA, Cristiane Hoffmann; MOREIRA, Victória Hoffmann; PALMEIRA, Eduardo Mauch. Instituições de Ensino Superior enquanto Organização. Cuadernos de Educación y Desarrollo. Vol.1, n. 7. Setembro 2009. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/ced/07/mmp.htm. Acesso em: 19 jun. 2015.

PORTAL DO GOVERNO DE MOÇAMBIQUE. Disponível em: http://www.portaldogoverno.gov.mz/Legisla/legisSectores/edu_leg/reajusteSNE.pdf. Acesso em: jun. 2015.

ROSÁRIO. Lourenço Joaquim da Costa. Universidades moçambicanas e o futuro de Moçambique. Revista Ensino Superior nº 10 (julho-setembro). 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/universidades-mocambicanas-e-o-futuro-de-mocambique. Acesso em: 22 jun. 2015.

SALM, J. F.; MENEGASSO, M. E. Os modelos de administração pública como estratégias complementares para a co-produção do bem público. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNANÇA. 2006. São Paulo. Anais. São Paulo: ANPAD, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de Universidade à Universidade de idéias. In: Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. (Re)Visitando o conceito de gestão social. In: SILVA J. et al. (Orgs.). Gestão social: práticas em debate, teorias em construção. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE. Relatório de atividades da UEM. 2014.

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE. 2015. Disponível em: http://www.uem.mz/. Acesso em: jun. 2015.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.