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Percepções de formadores de professores sobre as suas práticas pedagógicas
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Palavras-chave

Ensino superior
Pedagogia universitária
Formação docente
Prática pedagógica

Como Citar

GUIMARÃES, Thiago Santos; MASSENA, Elisa Prestes; SIQUEIRA, Maxwell Roger da Purificação. Percepções de formadores de professores sobre as suas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021021, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657945. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657945. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Ao longo dos últimos anos, têm ocorrido mudanças significativas no que se refere ao âmbito das instituições de ensino superior no país, e isto tem provocado discussões acerca da busca por atender as novas necessidades formativas e os desafios apresentados neste nível de ensino. Assim, cabe ressaltar a importância da compreensão do papel do professor universitário e a necessidade que este possui de modificar suas ações docentes em tempos de constantes avanços sociais e tecnológicos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar as percepções desses formadores de professores acerca de suas práticas pedagógicas. Neste estudo, serão apresentados os resultados provenientes de um questionário semiestruturado com seis questões, respondido por quatorze formadores de professores dos cursos de licenciatura em Química, Física e Biologia de uma universidade pública do país, sendo a análise dos dados realizada através da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os formadores de professores que conseguem fazer relação direta entre a teoria e as práticas pedagógicas possuem comprometimento com a profissão docente e buscam novas estratégias para utilizar em suas aulas, o que visa facilitar e incentivar o processo de ensino e aprendizagem dos licenciandos. Para isso, acreditamos que são necessários os esforços e compromissos tanto dos formadores de professores quanto das instituições de ensino superior, numa integração em busca da melhoria do ensino universitário. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657945
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