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Políticas públicas de cotas para ingresso no ensino superior
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Palavras-chave

Acesso ao ensino superior
Políticas públicas
Ações afirmativas

Como Citar

ROSA, Claudia Cristina Borba de Barros da; MARTINS, Suely Aparecida. Políticas públicas de cotas para ingresso no ensino superior : caso da UTFPR-câmpus de Francisco Beltrão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. 021022, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658414. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658414. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo tratamos da implementação das políticas públicas de ações afirmativas de ingresso no ensino superior. Essas políticas são alvo de grandes discussões na sociedade acadêmica, bem como na sociedade em geral, especialmente a partir de anos de 2000 quando várias universidades públicas passaram a adotar políticas de cotas. Por sua vez, políticas como o REUNI e a aprovação e promulgação da Lei Federal Nº12.711/2012, constituíram-se como ações importantes para o acesso das classes populares as universidades públicas. Assim, analisamos como se deu a implementação das políticas públicas de ações afirmativas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – tendo como lócus para a realização do estudo o Câmpus de Francisco Beltrão, considerando especialmente o período de 2008 a 2016. Buscamos compreender como foi organizada essa implementação, quais as dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas pelos agentes responsáveis pela efetivação da política na universidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se na análise de documentos e de entrevistas realizadas com 07 servidores da instituição. Ponderamos que embora sejam necessários ajustes na legislação, principalmente no que se refere ao investimento público em políticas públicas de assistência estudantil, recursos humanos e materiais, o acesso ao ensino superior de uma parcela da população que antes não chegava a este nível de ensino, tem sido garantido. Todavia, passos precisam ser dados em relação a permanência e sucesso desses sujeitos.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658414
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