Banner Portal
Procedures and difficulties of carrying out the curricular internship supervised from the point of view of the coordinating teacher
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Keywords

Coordinator
School
Interns
Formation

How to Cite

MOURA, Diego Luz; SILVA, Maria Sergiane Ribeiro e; ARAÚJO, João Gabriel Eugênio. Procedures and difficulties of carrying out the curricular internship supervised from the point of view of the coordinating teacher . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022016, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660473. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

The objective of this research was to identify the procedures and difficulties to carry out the Supervised Curricular Internship in Physical Education at the Universities of Pernambuco. It is a qualitative research, carried out with three internship coordinators. The data was obtained through an interview conducted through telephone calls. Four categories were created to analyze the interviews. We found that studying the procedures for carrying out the Supervised Curricular Internship and the difficulties faced by the coordinators / heads of the internship discipline is fundamental to understand the operationalization of the internship process, thus contributing to the professional training of the interns.

 

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660473
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

References

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados ne formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

ALBUQUERQUE, L. S.; SILVA, E. M. Pontos Positivos E Negativos Do Estágio Na Formação Profissional Dos Estudantes De Ciências Contábeis Da Cidade De Caruaru-Pe. Trabalho apresentado 30 encontro da ANPAD, Salvador-BA, 23 a 27 de setembro de 2006.

AZEVEDO, M. A. R. Os Saberes de Orientação dos Professores Formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias. Tese (Doutorado). - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BENITES, L. C. O professor-colaborador no estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: Perfil, Papel e Potencialidades. Tese de Doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, do Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. 2012.

BISCONSINI, C. R. et al. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, p. 75-87, 2019.

BORGES, C. A formação docente em Educação Física em Quebec: saberes espaços, culturas e agentes. In: XIV ENDIPE. Trajetória e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, v.2, p. 147-174, 2008.

CIT, G. T. D.; DAVID, D. E. H. Estágio curricular supervisionado: desafios da integração escola, alunos e concedentes de estágio no curso técnico em agropecuária. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_utfpr_dtec_artigo_graciane_tuchinski_diogo.pdf. 2014. Acesso em: 20 abr. 2019.

GISI, Maria Lourdes et al. Organização e planejamento de estágios. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1891/189118252007.pdf. 2000. Acesso em: 20 abr. 2019.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IZA, D. F. V. Os estágios curriculares supervisionados em educação física na visão dos professores colaboradores. Trabalho apresentado XI congresso nacional de educação, Curitiba, 23 a 26 de setembro de 2013.

IZA, D. F. V.; SOUZA NETO, S. Relações entre escola e universidade na parceria e acompanhamento dos estágios supervisionados. Trabalho apresentado no XII congresso nacional de educação, PUPR, 26 a 29 de outubro de 2015.

MOLINA NETO, V. Formação permanente. In: GONZÁLEZ, J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.) Dicionário crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 326-327.

MOLINARI, S. G. S.; DELGADO, A. P. A prática do estágio supervisionado: as dificuldades encontradas pelos alunos do curso de pedagogia. Trabalho apresentado XI congresso nacional de educação, Curitiba, 23 a 26 de setembro de 2013.

MOURA, D. L. Pesquisa qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.

MOURA, M. O. O estágio na formação compartilhada do professor: retratos de uma experiência. São Paulo: FEUSP, 1999.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, W. L.; ALMEIDA, M. S. Perspectivas e desafios da prática de estágio supervisionado no curso de pedagogia. Rev. Cien. da FASETE, 2015.

SARTI, Flávia Medeiros. Parceria intergeracional e formação docente. Educação em revista, v. 25, p. 133-152, 2009.

SOUZA NETO, S.; SARTI, F. M.; BENITES, L. C. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento. v. 22, n. 1, p. 311-324, 2016.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

VIEIRA, D. E. O estágio supervisionado curricular na formação do técnico em agropecuária no Ifpb – sousa. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4942. Acesso em: 20 abr. 2019.

WITTIZIRECKI, E. S.; MOLINA NETO, V. Formação de professores de Educação Física + humana(s). In: STIGGER, M. P. (Org.). Educação Física + humanas. Campinas: Autores Associados, 2015. p. 237-246.

ZOTOVICI, S. A. et al. Reflexões sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em educação física: entre a teoria e a prática. Pensar a prática, v. 16, n. 2, 2013.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Download data is not yet available.