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A experiência dos estudantes do Programa Universidade para Todos (PROUNI) na produção científica em teses e dissertações
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Palavras-chave

Acesso à educação superior
Políticas públicas
Educação superior

Como Citar

PEDROSO, Polyana Raquel; GISI, Maria Lourdes. A experiência dos estudantes do Programa Universidade para Todos (PROUNI) na produção científica em teses e dissertações: 2007-2017. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023040, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660632. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660632. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Desde a implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI), pela Lei nº 11.096/2005, tem-se beneficiado inúmeros estudantes brasileiros no acesso à educação superior privada. Considerando o período de 2007, quando se iniciam as publicações até 2017, surgiu o interesse em analisar as produções científicas sobre a experiência dos estudantes do Prouni. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão sistemática, em dissertações de mestrado e teses de doutorado, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi utilizado o protocolo para a revisão sistemática proposto por Schiavon (2015, p. 54-72), nas suas seguintes fases: 1- Validação sobre a existência da revisão sobre o tema; 2- Elaboração do protocolo de revisão; 3- Aplicação do protocolo de revisão; 4- Análise dos estudos coletados. Foram encontradas 31 publicações neste estudo e, destas, 9 eram teses de doutorado e 22 dissertações de mestrado. O estudo evidenciou diversas percepções sobre o Prouni, mas o que se sobressai é que ele é visto pela maioria como um programa que não democratiza a educação superior brasileira, pois embora essa política possibilite o acesso à educação superior, não se preocupa com a permanência desses estudantes e nem garante a universalidade do direito à educação superior a todos os jovens brasileiros. Pode-se concluir, ainda, que esses estudantes pertencem a uma classe social trabalhadora e que enfrentam diversas dificuldades para permanecer no ambiente universitário, dificuldades essas que vão muito além do âmbito econômico e têm implicações nas subjetividades dos estudantes.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8660632
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