Banner Portal
Teoria crítica de currículo em Giroux como enfrentamento do espaço de reprodução na formação continuada de professores
PDF

Palavras-chave

Teoria crítica. Currículo em Giroux. Formação continuada de professores.

Como Citar

AUGUSTI, Rudinei Barichello. Teoria crítica de currículo em Giroux como enfrentamento do espaço de reprodução na formação continuada de professores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 255–269, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7717. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650603. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a Teoria Crítica e sua construção a partir da Escola de Frankfurt, o Currículo em Giroux, a Formação continuada de professores, suas implicações teóricas-bibliográficas e, por fim, como ocorre o enfrentamento da reprodução no âmbito da formação continuada de professores. Apresenta os teóricos da Escola de Frankfurt, com sua centralidade nas questões curriculares analisadas por Henry Giroux. Discute a importância da Teoria Crítica como elemento central no Currículo de Formação continuada de professores, bem como o enfrentamento da reprodução a partir da racionalidade técnica. Por último, cabe dizer, na perspectiva da reflexão crítica, que os professores avançam em um processo de enfrentamento quando superam a racionalidade técnica por meio da reflexão sobre sua prática e sua formação continuada a partir da pesquisa-ação..

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7717
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.