Banner Portal
Figurações de discentes de um programa de formação de professores no ensino superior do Brasil: traçando seus modos de ser
PDF

Palavras-chave

Ensino superior. Discentes. Modos de ser. Formação de professores.

Como Citar

MELO, Samuel Pires; OLIVEIRA, Leonam Costa; SANTANA, Jullyane Frazão. Figurações de discentes de um programa de formação de professores no ensino superior do Brasil: traçando seus modos de ser. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 336–356, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7742. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650608. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste estudo, procura-se traçar alguns vetores dos modos de ser de discentes de um curso do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) em uma Universidade Federal no Nordeste do Brasil. Trata-se de alunos com demanda diferenciada do proposto pelos cursos regulares do ensino superior brasileiro. Diante disso, questiona-se em que medida tais especificidades possibilitam situar processos identitários singulares. Utilizou-se abordagens dos tipos quanti e qualitativa, com aplicação de questionários e entrevistas, e análise dos dados pelos excel e mapas de associação de ideias. Os resultados indicam figurações gerais, mas também específicas em seus modos de ser que se constroem no processo de ingresso e permanência, a saber: familiar, espacial, de gênero, escolar, prática docente e perspectivas para o futuro. Isso permite dizer que esses discentes circunscrevem processos identitários sobre diversas teias de interação socioespacial.
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7742
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.