Resumo
O artigo aborda, dentro do campo da educação comparada, os processos e instrumentos de avaliação docente adotados em universidades do México e Brasil, com o objetivo de identificar e analisar, conceitos, usos e tipos de avaliação docente predominantes na área de gestão universitária. Tomou-se como objeto de estudo uma universidade pública, a Universidade Autônoma de Yucatán (UADY), México, e uma universidade privada sem fins lucrativos, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Brasil. Em termos metodológicos trata-se de um estudo comparativo, descritivo, analítico-interpretativo que pretende alcançar os objetivos traçados tomando como referência analítica, três categorias referenciais: (1) inícios e objetivos da avaliação docente, (2) administração e usos da avaliação docente, (3) procedimentos e instrumentos de avaliação docente. No que diz respeito aos dados sobre a PUC-Campinas foram utilizados essencialmente dados secundários por meio de análise de documentos produzidos por técnicos da universidade. No que diz respeito aos dados da UADY, a partir da análise documental, foi aplicado um questionário a 15 encarregados de operar os programas de avaliação docente nas faculdades dessa universidade. Os resultados revelam a existência de concepções e tipologias fundamentadas em diferentes matrizes teóricas de avaliação, a somativa (alta participação)e a formativa (baixa participação), que ampliam a compreensão no que diz respeito à prática de avaliação e suas possibilidades, enfatizando tendências sobre os usos dos resultados, tanto para gestão institucional, como para atender aos sistemas nacionais de avaliação.
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