Banner Portal
Desafios conceituais e tendências da evasão no ensino superior
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Ensino superior
Instituição comunitária de ensino
Evasão escolar
Mobilidade escolar

Como Citar

LIMA, Franciele Santos de; ZAGO, Nadir. Desafios conceituais e tendências da evasão no ensino superior : a realidade de uma universidade comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 366–386, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i2.8651587. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651587. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O número de matrículas no ensino superior brasileiro dobrou na última década, entretanto as estatísticas demonstram que menos da metade dos ingressantes conseguem concluir o curso no prazo regular de duração. Entre as principais causas para o baixo número de diplomados está a evasão estudantil, tema que tem desafiado muitos pesquisadores. Objetivando compreender como se configura o fenômeno da evasão em instituições comunitárias, cenário pouco explorado nas pesquisas sobre evasão no ensino superior, realizamos uma pesquisa exploratória, apoiada, sobretudo em dados quantitativos, acerca das entradas e saídas de estudantes, no período de 2005 a 2014 em uma universidade comunitária da região Oeste de Santa Catarina. Entre os resultados obtidos destacamos que: 1) não há um consenso acerca do conceito de evasão, em muitos casos este se encontra associado à outras situações como a mobilidade estudantil. 2) Na instituição pesquisada, em 10 anos, o número de saídas (36.250) foi superior ao de entradas registradas (25.506). 3) Em geral a instituição opera com 05 formas de saída ou modalidades de evasão: trancamento, cancelamento, abandono e as transferências internas e externas, na maioria delas, verificamos que houve uma queda no numero de casos no período analisado, em média -56%, exceto os cancelamentos que apresentaram um aumento de 73%. Por fim, constatamos que estudar a evasão no ensino superior nos permite compreender sua complexidade e abrangência nos diferentes cenários em que se apresenta.

https://doi.org/10.20396/riesup.v4i2.8651587
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas, v. 16, n. 2, p. 355-374, jul. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772011000200007& script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 31 jan. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Microdados Censo da Educação Superior [2016]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 9 dez. 2016a.

BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro e-MEC de instituições e cursos de educação superior. [2016]. Disponível em: http://emec.mec.gov.br. Acesso em: 9 dez. 2016b.

BRASIL. Lei n. 12.881, de 12 de novembro de 2013. Dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, disciplina o Termo de Parceria e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12881.htm. Acesso em: 31 jan. 2018.

BRASIL. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: ANDIFES; ABRUEM; SESu; MEC, 1996. 35 p. Disponível em: http://www.andifes.org.br/diplomacao-retencao-e-evasao-nos-cursos-de-graduacao-em-instituicoes-de-ensino-superior-publicas. Acesso em: 1 mar. 2016.

FRITSCH, Rosangela. A problemática da evasão em cursos de graduação em uma universidade privada. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 37ª edição, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt11-3986.pdf. Acesso em: 31 jan. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

GILIOLI, Renato de Souza Porto. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, SISU e desafios. Brasília: Câmara dos Deputados, 2016. (Estudo Técnico). Disponível em: http://nupe.blumenau.ufsc.br/files/2017/05/evasao_institui%C3% A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 31 jan. 2018.

MARTINS DE SÁ, Virginio Isidro. As “novas oportunidades” e a “democratização segregativa”. A página da Educação, ano 16, n. 171, out. 2007. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=171&doc=12593&mid=2. Acesso em: 31 jan. 2018.

OBSERVATÓRIO DO PNE. Metas do PNE, 12 – Educação Superior. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/12-ensino-superior> Acesso em: 20 mar. 2018.

RISTOFF, Dilvo. Vinte e um anos de educação superior: expansão e democratização. Rio de Janeiro: Flacso/Brasil, jan./jun. 2013. (Cadernos do GEA, n. 3). Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2015/03/Caderno_GEA_N3.pdf. Acesso em: 31 jan. 2018.

SANTOS, Priscila Kohls. Abandono na Educação Superior: um estudo do tipo Estado do Conhecimento. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/ 17896/12405. Acesso em: 31 jan. 2018.

SCHIMITT, Rafael Eduardo. A evasão na educação superior: uma compreensão ecológica do fenômeno como estratégia para a gestão da permanência estudantil. In: ANPEd SUL - REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPEd, 10ª edição, 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, out. 2014. p. 1-21. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/690-0.pdf. Acesso em: 1 mar. 2016.

SILVA E SILVA, Loreine Hermida da. Evasão: uma situação instada e difícil de atacar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO. Oficina... Itá: FORGRAD Sul, 2012. Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/7298693. Acesso em: 20 nov. 2016.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo; LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Como a mudança na metodologia do INEP altera o cálculo da evasão. Mogi das Cruzes: Instituto Lobo, abr. 2012. Disponível em: http://institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_079.pdf. Acesso em: 31 jan. 2018.

UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa. A evasão na UNIPAMPA: diagnosticando processos, acompanhando trajetórias e itinerários de formação. Relatório final: projeto de pesquisa. Bagé: UNIPAMPA, 2011. 126 p. Disponível em: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/cap/files/2010/07/Relat%C3%B3rio_final_evas%C3%A3o-na-UNIPAMPA_out2011 1.pdf. Acesso em: 31 jan. 2018.

UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Manual de normas e procedimentos acadêmicos dos cursos de graduação da Unochapecó. Aprovado pela Resolução nº56 / CONSUN/ 2017. Disponível em: https://www.unochapeco.edu.br/publicacoes. Acesso em: 20 mar. 2018

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Franciele Santos de Lima, Nadir Zago

Downloads

Não há dados estatísticos.