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Educação superior e relações de gênero
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Palavras-chave

Mães estudantes
Licença maternidade
Universidade

Como Citar

PRATES, Solange Riato; GONÇALVES, Josiane Peres. Educação superior e relações de gênero : atividades domiciliares para mães estudantes de pedagogia. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019030, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653753. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653753. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar a realidade de mulheres que se tornaram mães enquanto cursavam Pedagogia, com ênfase para os desafios vivenciados por elas ao conciliar os estudos com a maternidade, bem como a postura da universidade em relação às atividades domiciliares e atendimento a essas alunas. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento de informações na Secretaria Acadêmica da universidade e gravação de entrevistas com uma professora e três mulheres que se tornaram mães enquanto estudavam Pedagogia. Os resultados indicam que: apesar de as mulheres conquistarem espaço no mundo acadêmico, quando ocorre a gravidez elas se deparam com dificuldades, ficando acumuladas de atribuições; durante os três meses de licença maternidade, os professores enviam atividades domiciliares, mas as alunas consideram pouco tempo de afastamento; apesar dos desafios vivenciados pelas 34 mães acadêmicas, 91,16% do total deram continuidade ou conseguiram concluir o curso de Pedagogia. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653753
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