Banner Portal
Blended Learning en la práctica
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Palabras clave

Educación híbrida
Sala de clase invertida
Enseñanza superior
Administración.

Cómo citar

KICH, Juliane Ines Di Francesco. Blended Learning en la práctica: el caso del curso superior de administración del centro universitario Estácio de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020014, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654971. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654971. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumen

El Blended Learning, o modelo híbrido de educación, viene transformando la forma de enseñar de las
Instituciones de Enseñanza Superior (IES) brasileñas, en la actual Era del Conocimiento. La presente
investigación tiene como objetivo general analizar la implantación de la hibridización (sala de Clase Invertida)
en el curso presencial de graduación en Administración, del Centro Universitario Estácio de Santa Catarina, a
través de la percepción de sus discentes, docentes y gestores, la cual ocurrió durante el semestre escolar 2018.1.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654971
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Citas

ANTONIALLI, Fabio. ANTONIALLI, Luiz Marcelo; ANTONIALLI, Renan. Usos e abusos da Escala Likert: estudo bibliométrico dos anais do Enanpad de 2010 a 2015. In: CASI, CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 9.; 2016, Juiz de Fora. Anais do... Juiz de Fora: 1-2 Dez, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328028118_Usos_e_abusos_da_escala_likert_estudo_bibliometrico_nos_anais_do_EnANPAD_de_2010_a_2015. Acesso em: 12 mai. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

BACICH, Lilian.; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf. Acesso em: 3 jun. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 6ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012. 115 p. ISBN 9788585701772. GS SEARCH.

BONK, Curtis J.; GRAHAM, Charles R.; CROSS, Jay; MOORE, Michael G. (eds.). The handbook of blended learning: Global Perspectives, Local Designs. São Francisco: Pfeiffer Publishing, 2005. 624 p. ISBN-10 9780787977580. GS SEARCH.

BROWN, James Dean. Likert items and scales of measurement? SHIKEN: JALT Testing & Evaluating SIG Newsletter, v.15, n.1, p.10-14, March, 2011. Disponível em: http://hosted.jalt.org/test/PDF/Brown34.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

CARMO, Bianca Misco Braz; ALBANEZ, Tatiana. Relação entre motivação dos alunos e práticas pedagógicas empreendidas na FEA-USP. Revista Universo Contábil, v.12. n.2, p.96-116, 2016. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4920/pdf. Acesso em: 25 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. São José, SC, 2016, 548 p.

CHRISTENSEN, Clayton. M.; HORN Michael. B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. [S. l.], Clayton Christensen Institute, Maio, 2013. Disponível em:

https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. Acesso em: 12 abr. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

COSTA, Helen; ROZZETT, Késsia; CARVALHO, Sílvia; ODELIUS, Catarina. Hibridização no ensino superior: avaliação de uma iniciativa na disciplina Introdução à Administração (Universidade de Brasília). Revista Renole Novas Tecnologias na Educação, Cinted – UFRGS, v.10, n.3, dez. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/36388/23488. Acesso em: 30 mar. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

GOMES FILHO, Antonio Costa; RADOS, Gregório Jean Varvakis; BASTOS, Rogério Cid. Tecnologias da informação e comunicação no apoio ao ensino de empreendedorismo e projetos. Revista Gestão Industrial (online), v. 3, n. 4, p. 52-69, 2007. Disponível em:

https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44. Acesso em: 10 mai. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

HORN, Michael. B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015. 292 p. ISBN 9788584290451. GS SEARCH.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística de Educação Superior 2017. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: mai. 2018. VISUALIZAR ITEM.

JAMIESON, Susan. Likert scales: how to (ab)use them. Medical Education. v.38, n.12, p. 1217-1218, 2004. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3ebe/1b5c7e927be0221788348973b17c9de3bf05.pdf. Acesso em: 21 jun. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

LAGE, Maureen J.; PLATT, Glenn J.; TREGLIA, Michael. Inverting the classroom: A gateway to creating an inclusive learning environment. The Journal of Economic Education, v. 31, n.1, p. 30-43, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227450483_Inverting_the_Classroom_A_Gateway_to_Creating_an_Inclusive_Learning_Environment. Acesso em: 12 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

LEMOS, Robson Rodrigues; FIUZA, Patrícia Jantsch; FREIRE, Patrícia de Sá. Evolução dos estudos teóricos-empíricos associados à utilização das tecnologias interativas a educação: uma análise bibliométrica. In: TEIXEIRA, Clarissa Stefani. SOUZA, Marcio Vieira. (Orgs). Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Vol.2. Florianópolis, SC: Perse, 2017. 210 p. ISBN 978-85-464-0446-9. GS SEARCH.

LENZI, Greicy Kelli Spanhol. Framework para o Compartilhamento do Conhecimento na Gestão de Tutoria de Cursos de Educação a Distância. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/132416/332921.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

LENZI, Greicy Kelli Spanhol; LOPES, Mauricio Capobianco. Um modelo de organização educacional híbrida com base na gestão do conhecimento. In: TEIXEIRA, Clarissa Stefani. SOUZA, Marcio Vieira. (Orgs). Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Vol.2. Florianópolis, SC: Perse, 2017. 210 p. ISBN 978-85-464-0446-9. GS SEARCH.

LIMA FILHO, Marcos Antonio de; WAECHTER, Hans da Nóbrega. As Tecnologias Educacionais Atuais e o Tablet: Inovação ou Mais do Mesmo? Da Pesquisa, v.8, n.10, 2013. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8060. Acesso em: 5 mai. 2014. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

MARCONI, Marina De Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p. ISBN 85-224-3397-6. GS SEARCH.

NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei; BASTOS, Fabrício César. Formação em administração: o GAP de competências entre alunos e professores. Revista de Gestão, v. 19, n. 2, p. 221-238, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1809227616303009. Acesso em: 10 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

PALLOF, Rena M; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 249 p. ISBN 9788536300191. GS SEARCH.

PINTO, Nelson Guilherme Machado; CONTE, Bruno Pereira; DA SILVA, Rodrigo Abbade; CORONEL, Daniel Arruda. A discussão entre teoria e prática nas ciências administrativas: uma análise das dissertações do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal De Santa Maria. Revista de Administração de Roraima, v. 5, n. 2, p. 285, 2015. Disponível em: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/3072/1855. Acesso em: 10 mar. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

RODRIGUES, Eric Freitas. A questão da verificação de aprendizagem no modelo de ensino

híbrido. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino híbrido:

personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 258 p. ISBN 9788584290499 GS SEARCH.

ROVAI, Alfred P.; JORDAN, Hope M. Blended learning and sense of community: a comparative analysis with traditional and fully online graduate courses. The International. Review of Research in Open and Distance Learning, v. 5, n. 2, abr.

Disponível em https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ853864.pdf. Acesso em: 5 mar. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

SCHNEIDER, Elton Ivan; SURH, Inge Renate Frose; TEIXEIRA, Juliane Marise Barbosa; CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Blended learning: o caminho natural para as instituições de ensino superior. In: CIAED: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 20., 2014, Curitiba. Anais do... Curitiba: ABED, 6-9 out. 2014, p.1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/105.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

SILVA, Michele Rejane Coura da; MACIEL, Cristiano. Blended learning: reflexões sobre o ensino semipresencial na educação superior no brasil. In: EDUCERE, CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais do... Curitiba: PUC PR, 26-29 Out. 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20231_9663.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

SOUZA, Donizeti Leandro; SOUSA, Jorgiane Suelen de; CORRÊA, Robert Delano de Souza; ZAMBALDE, André Luiz. A formação do Administrador na perspectiva das competências individuais requeridas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 4, p. 85-99, 2014. Disponível em: http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11193/7988. Acesso em: 10 mar. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

SPINARDI, Janine Donato; BOTH, Ivo José. Blended learning: o ensino híbrido e a

avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/648. Acesso em: 28 abr. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

TORI, Romero. Cursos híbridos ou blended learning. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 461 p. ISBN 9788576051978. GS SEARCH.

TRIVINÕS, Augusto Nibaldo da Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 176p. ISBN 978852240273. GS SEARCH.

VALENTE, José Armando. A crescente demanda por trabalhadores mais bem qualificados: a capacitação para a aprendizagem continuada ao longo da vida. In: VALENTE, José Armando; MAZZONE, Jaures; BARANAUSKAS, M. Cecília C. (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez: FAPESP, 2007. 272 p. ISBN 9788524913471. GS SEARCH.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 27 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2ª ed, 2001. 206 p. ISBN 8573038529. GS SEARCH.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.