Banner Portal
Jogo didático no ensino de conceitos lean na disciplina de administração de obras
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Ensino superior
Técnicas de ensino-aprendizagem
Jogo de simulação

Como Citar

VIANA, Marina Ribeiro; SANTOS, Débora de Gois; VASCONCELOS, Carlos Alberto. Jogo didático no ensino de conceitos lean na disciplina de administração de obras: relato de experiência . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021045, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660257. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660257. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A mentalidade enxuta visa reduzir ou eliminar as atividades que não agregam valor ao produto através de melhorias contínuas e da redução de perdas. Trata-se de uma filosofia originada na década de 1990 e que, aos poucos, foi incorporada aos currículos dos cursos de Engenharia de Produção e Civil. Sob esse aspecto, por entender que a utilização de jogos didáticos pode ser eficiente, ao passo que estimula a participação e motiva os envolvidos, buscou-se investigar a utilização desse recurso pedagógico na difusão dos conceitos Lean entre futuros profissionais do setor. Diante do exposto, o presente trabalho originou-se de uma experiência com a aplicação do jogo Fábrica de Canetas em uma turma da graduação em Engenharia Civil. Para tal, foram realizadas simulações que permitiram abordar conceitos relativos à Produção Enxuta e ao gerenciamento da produção e, ao final, foi solicitado, aos integrantes dos grupos, a elaboração de um relatório sobre o que foi aprendido.  Após a aplicação do jogo, foi possível observar maior participação dos discentes ao desenvolverem as atividades e ao comentar sobre os aspectos positivos e o que poderiam ser melhorados. Conclui-se, portanto, que os jogos podem auxiliar no ensino de teorias, sendo complementar ao que outrora fora visto em sala de aula.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660257
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALMEIDA, Hélio Mangueira de. A didática no ensino superior: práticas e desafios. Revista Estação Científica, v. 14, p. 1-8, 2015.

ALVES, Thaís Costa Lago et al.. Teaching Lean Construction: A survey of lean skills and qualifications expected by contractors and specialty contractors in 2016. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 24, 2016, Boston, MA, USA. Anais do… Boston: IGLC, 2016, 10 p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1 ed. São Paulo: Edições 70, 2011. 229 p. ISBN 9788562938047.

BOLLER, Sharon. KAPP, Karl. Jogar para aprender: Tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. 1 ed. São Paulo, SP: DVS Editora, 2018. 207 p. ISBN 9878582891957.

BRAGHIROLLI, Lynceo Falavigna et al.. Benefits of educational games as an introductory activity in industrial engineering education. Computers in Human Behavior, [S.l.] v. 58, 2016. 11 p.

COSTA, Adolfo Cesar Figueiredo et al.. Apresentação dos resultados da simulação de uma fábrica de montagem de canetas a luz dos conceitos da mentalidade enxuta. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais do... Florianópolis: ANTAC, 2006, 10 p.

CRUZ, Herbert Melo et al.. Jogo didático “Construbusiness: a cadeia produtiva da construção civil”: uma ferramenta de aprendizagem na engenharia civil. Revista Docência Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 07, n. 02, 2017.

EVANGELISTA, Tatiane da Silva. Cálculo em Quadrinhos: Relato de Experiência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v.6, n.1, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654896/20834. Acesso em: 22 abr. 2020.

FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. O lúdico e os jogos educacionais. In: CINTED-Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, 2006. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acessado em: 22 abr. 2020.

FERNANDES, Antônio Batista; FREITAS, Maria Cleidiane Cavalcante; CARNEIRO, Stânia Nágila Vasconcelos. Didática no ensino superior: possibilidades e práticas. Momento-Diálogos em Educação, v. 28, n. 1, p. 262-277, 2019.

FLEMMING, Diva Marília. Criatividade e Jogos Didáticos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 8, 2004, Recife, Anais do... Recife: SBEM, 2004. 11 p.

FORBES, Lincoln et al.. The evolution of lean construction education (Part 2 of 2): At US-based companies, In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL. GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 26, Chennai, India. 2018. Anais do... Chennai: IGLC, 2018, 11 p.

GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 180 p. ISBN 9788576051299.

HYATT, Bradley Allen. A Case Study in Integrating Lean, Green, BIM into an Undergraduate Construction Management Scheduling Course. In: ANNUAL CONFERENCE ASC, 47, 2011, University of Nebraska, Lincoln, NE. Anais do… Lincoln: ASC, 2011. 8 p.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6. ed, Campinas, SP: Papirus, 2003. 157 p. ISBN 8530807081.

KOSKELA, Lauri. Application of the new production philosophy to construction. Technical Report no 72. Center for Integrated Facility Engineering. Stanford University, 1992, 87 p.

LEITE, Madalena Osório et al.. O ensino dos conceitos da construção enxuta com uma dinâmica de jogos em sala de aula. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 10, Fortaleza. Anais do... Fortaleza: ANTAC, 2017, 8 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011 102 p. ISBN 9788524915949.

LIMA, Jessica Helena de; LOPES, Danielly Amatte. Uso de jogo educacional na engenharia civil: tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo “dimensione”. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. 1-14, 2021.

LOPES, Mauricio Capobianco. Complex view: um framework para a produção de jogos de empresas aplicados ao desenvolvimento de liderança com base na complexidade. 2011. 502 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003. 311 p. ISBN 8522433976.

MARCUZZO, Simone et al.. Estratégias para motivar a aprendizagem da embriologia: um relato de experiência no curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v.5, n.1, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653470/18845. Acesso em: 22 abr. 2020.

MESQUITA, Victor Felix. Desenvolvimento de jogo didático para tornar prático o uso das atividades que contribuem para a melhoria de processo: elevação da alvenaria estrutural. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2014.

MORAES, Mônica Nogueira de; CARDOSO, Patrícia Alcântara. Jogos para ensino em engenharia e desenvolvimento de habilidades. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 39, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1769/840. Acesso em: 27 abr. 2020.

MOURA, Patrícia Moreira et al.. Jogos didáticos utilizados como instrumentos no ensino de gestão da construção. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14, 2012, Juiz de Fora. Anais do... Juiz de Fora: ANTAC, 2012.

NOFERA, Wenda et al.. Teaching Lean Construction for University Student(s). In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 2, 2015, Perth, Australia. Anais do... Perth: IGLC, 2015. 10 p.

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga. Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. 2009. XX f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PELLICER, Eugenio, PONZ-TIENDA, José Luis. Teaching and Learning Lean Construction in Spain: a Pioneer Experience. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 22, 2014, Oslo, Norway. Anais do… Oslo: IGLC, 2014. 12 p.

PERETTI, Eduardo de Medeiros; YARED, Yalin Brizola; BITENCOURT, Rafael Mariano de. Metodologias inovadoras no ensino de ciências: relato de experiência sobre a criação de um jogo de cartas como abordagem colaborativa. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. 1-37, 2021.

POGET, Micaël, GRANJA, Ariovaldo Denis. Proposta didática para comparação entre métodos de planejamento tradicionais e lean. In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 9, 2015, São Carlos, Anais do… São Carlos: ANTAC, 2015. 9 p.

POLLESCH, Paul et al. House of Cards – a Simulation of Lean Construction Principles. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 25, 2017, Heraklion, Grécia. Anais do… Heraklion: IGLC, 2017, 8 p.

RAMOS, António Galrão. Development of a Platform for Lean Manufacturing Simulation Games. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, v. 8, n. 4, 2013.

ROCHA, Cecília Gravina da, MIRON, Luciana I. Gomes. The House Factory: A Simulation Game for understanding mass constumization in house building. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice. v. 144, n. 1, 2018.

ROMANEL. Fabiano Barreto. Jogo “Desafiando a Produção”: Uma Estratégia para a Disseminação dos Conceitos da Construção Enxuta entre Operários da Construção Civil. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) -Programa de Pós-Graduação em Construção Civil, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2009.

RYBKOWSKI, Zofia et al.. Survey Instrument to Facilitate Continuous Improvement of Lean Teaching Materials: A First Run Study. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 20th, 2012, San Diego Calufórnia, EUA. Anais do… San Diego: IGLC, 2012. 10 p.

RYBKOWSKI, Zofia et al.. The evolution of lean construction education (Part 1 of 2): At US-based universities. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL. GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 26, 2018, Chennai, India. Anais do... Chennai: IGLC, 2018. 11 p.

SILVEIRA, João Paulo et al.. Fábrica de canetas - aprendendo conceitos de produção a partir de jogos em equipe. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4, 2005, Porto Alegre, Anais do... Porto Alegre: ANTAC, 2005. 11 p.

SOUZA e SILVA, Maria de Fátima et al.. Sistema de produção puxado e sistema de produção empurrado: simulação através de jogo didático de montagem de canetas, associando idéias e conceitos ao ambiente da construção civil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, III, 2003, São Carlos, Anais do... São Carlos: ANTAC, 2003, 11 p.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2010. 254 p. ISBN 9788573599213.

TSAO, Cynthia et al.. Teaching Lean Construction – Perspectives on Theory and Practice. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 21., 2013, Fortaleza. Anais do… Fortaleza: IGLC, 2013. 10 p.

TSAO, Cynthia et al.. Different perspectives on Teaching Lean Construction. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 20, 2012, San Diego Califórnia, EUA. Anais do… San Diego: IGLC, 2012. 10 p.

WOMACK, James et al.. A máquina que mudou o mundo. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992. 332 p. ISBN 8535212698.

WOMACK, James; JONES, Daniel Beyond Toyota: How to Root Out Waste and Pursue Perfection. Havard Business Review, Boston, 1996.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.