Banner Portal
(In)visibilizados e (in)dizíveis da/na vida estudantil na univers/cidade
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Universidade
Estudantes
Exclusão escolar
Fotografia
Análise de discurso

Como Citar

MACHADO, Jardel Pelissari; ZANELLA, Andrea Vieira. (In)visibilizados e (in)dizíveis da/na vida estudantil na univers/cidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021034, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660434. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660434. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar enunciados verbais e imagéticos, respostas de estudantes às vozes sociais que produzem os espaçotempos, condições e possibilidades da/na vida acadêmica universitária e que expressam alguma forma de sofrimento. Esses enunciados, diálogos (transcritos) e fotografias, foram produzidos no contexto de Oficinas de Fotografia, que compuseram uma pesquisa-intervenção de doutorado em psicologia, por estudantes de graduação (num total de 16 participantes) de uma universidade federal brasileira. Discutimos sobre esses enunciados como produto/reflexo de exclusão no contexto acadêmico universitário que é, na maioria das vezes, silenciado e invisibilizado em meio a lógicas de produtividade, custos, rankings, entre outras. Concluímos sobre a necessidade de construção de espaços em que as vozes das/os estudantes possam circular, ser ouvidas/lidas, para que possam auxiliar, de forma efetiva, na construção das universidades e das condições e possibilidades da vida acadêmica.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660434
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ARROYO, Miguel González. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis - RJ: Vozes, 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6.a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 3–194.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Por uma metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017. p. 57–79.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6.a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

BASSO, Claudia et. al. Organização de tempo e métodos de estudo: Oficinas com estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, n. 2, p. 277–288, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v14n2/12.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

Brito, Renan de Vita Alves; ZANELLA, Andréa Vieira. Formação ética, estética e política em oficinas com jovens: tensões, transgressões e inquietações na pesquisa-intervenção. Bakhtiniana: Revista de Estudos Do Discurso, 12(1), 42–64. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v12n1/2176-4573-bak-12-01-0042.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes do Fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5–15, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

CHAUÍ, Marilena. Palestra de abertura. Contra a universidade operacional e a servidão voluntária. Salvador: UFBA, 14 jul. 2016. Disponível em: http://www.congresso.ufba.br/?p=1658. Acesso em: 25 ago. 2020.

COSTA, Camila Furlan da; GOULART, Sueli. Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro. Cad. EBAPE, v. 16, n. 3, p. 396–409, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v16n3/1679-3951-cebape-16-03-396.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020

ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

ESCOLANO, Augustín. Arquitetura como programa: Espaço-escola e currículo. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Augustín (Org.). Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 19–57.

ESPIRIDIÃO, Elizabeth et. al. A saúde mental do aluno de enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog., v. 9, n. 3, p. 144–153, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80331797008_2. Acesso em: 25 ago. 2020.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.

FRAGO, Antonio Viñao. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Augustín (Org.). Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 59–140.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A pesquisa de abordagem histórico-cultural: um espaço educativo de constituição de sujeitos. Teias, n. 10, p. 1–12, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24057. Acesso em: 25 ago. 2020.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Discutindo sentidos da palavra intervenção na pesquisa de abordagem histórico-cultural. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção; RAMOS, Bruna Sola (Org.). Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2010. p. 13–24.

GRANER, Karen Mendes; RAMOS-CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v24n4/1413-8123-csc-24-04-1327.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

INEP, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico. Censo da Educação Superior 2016. Brasília: INEP, 2018.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

LEFEBVRE, Henri. La Producción del espacio. Madrid: Capitán Swing Libros, 2013.

MACHADO, Jardel Pelissari; ZANELLA, Andréa Vieira. Entre cicatrizes e esqueletos: olhares trapeiros para tensões esquecidas na UniverS/Cidade. In: FONSECA, Tania Mara Galli; CAIMI, Claudia Luiza; COSTA, Luis Artur; SOUZA, Edson Luis André (Org.), Imagens do fora: um arquivo da loucura. Porto Alegre: Sulina. 2018. pp. 315–335.

MACHADO, Jardel Pelissari; ZANELLA, Andréa Vieira. Bakhtin, ciências humanas e psicologia: diálogos sobre epistemologia e pesquisa. Psicologia & Sociedade, v. 31. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31166423. Acesso em 25 ago. 2020.

MANCEBO, Deise.; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SCHUGURENSKY, Daniel. A educação superior no Brasil diante da mundialização do capital. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 205–225, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v32n4/1982-6621-edur-32-04-00205.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

MARQUES, Luciana Pacheco; OLIVEIRA, Cristiane Elvira de Assis; MONTEIRO, Sandrelena da Silva. Os usos dos tempos no cotidiano escolar. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 608, p. 225, 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/5116. Acesso em: 25 ago. 2020.

MATTA, Cristiane Maria Barra; LEBRÃO, Susana Marraccini Giampietri; HELENO, Maria Geralda Viana. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: Revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 583–591, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-583.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; TEIXEIRA. Marco Antônio Pereira; CARLOTTO, Rodrigo Carvalho; DIAS, Ana Cristina Garcia. Oficinas de Gestão do Tempo com Estudantes Universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 1, p. 224–233, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v36n1/1982-3703-pcp-36-1-0224.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

PADOVANI, Ricardo da Costa et. al. Alexsandro Firmino; LAMEU, Joelma do Nascimento. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 10, n. 1, p. 2–10, 2014. Disponível em: http://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=188. Acesso em: 25 ago. 2020.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

PEREIRA, Alexandre Severino et. al. Fatores relevantes no processo de permanência prolongada de discentes nos cursos de graduação presencial: um estudo na Universidade Federal do Espírito Santo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, n. 89, p. 1015–1039, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v23n89/1809-4465-ensaio-23-89-1015.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

PINHO, Ana Sueli Teixeira; SOUZA, Elizeu Clementido de. O tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 663–678, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0663.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

PINHO, Ana Sueli Teixeira; SOUZA, Elizeu Clementido de. Fios que Tecem o Tempo Escolar : do ritmo padrão à simultaneidade. Educação & Realidade, v. 42, n. 3, p. 1183–1204, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v42n3/2175-6236-edreal-60927.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. S. Pela mão de Alice: o social e o político na Pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Milton . A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 8.a ed. São Paulo: edusp, 2014.

SAWAIA, Bader Burihan. Sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader Burihan. (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis - RJ: Vozes, 2006. p. 97–118.

SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.; SALTORATO, Patrícia. A emergência da universidade operacional: redes, liquidez e capitalismo acadêmico. Educação & Sociedade, v. 39, n. 144, p. 522–546, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v39n144/1678-4626-es-es0101-73302018187694.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

SOUZA, Solange Jobim e; ALBUQUERQUE, Elaine Deccache Porto. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana, v. 7, n. 2, p. 109–122, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v7n2/08.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

SPINK, Mary Jane.; MENEGON, Vera Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: Articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 1, p. 32–43, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n1/05.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

THIESEN, Juares da Silva. Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 241–260, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a11.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

VOLOCHÍNOV, Valentin. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013a.

VOLOCHÍNOV, Valentin. A construção da enunciação. In: VOLOCHÍNOV, Valentin. (Org.). A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013b. p. 157–188.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

YOSETAKE, Ana Luiza et. al. Estresse percebido em graduandos de enfermagem. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog., v. 14, n. 2, p. 117–124, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/smad/v14n2/08.pdf. Acesso em 25 ago. 2020.

ZANELLA, Andréa Vieira. Fotografia e pesquisa em psicologia: retratos de alguns (des)encontros. In: ZANELLA, Andréa Vieira; TITTONI, Jaqueline (Org.). Imagens no pesquisar: experimentações. Porto Alegre: Ed. Dom Quixote, 2011. p. 15–33.

ZANELLA, Andréa Vieira. Decerto a fotografia é brincadeira...: Fotomontagem, fotointervenção, fotocriação. In: TITTONI, Jaqueline; ZANELLA, Andréa Vieira (Org.). Psicologia e Fotografia: alguns ensaios. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016. p. 39–58.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.