Banner Portal
De la metapresentialidad a la educación remota de emergencia
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Palabras clave

Tecnologías digitales
Enseñanza superior
Pandemia

Cómo citar

GUIMARÃES, Rafael Siqueira de. De la metapresentialidad a la educación remota de emergencia: cómo será la educación superior en un mundo pospandémico?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022019, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660639. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660639. Acesso em: 27 jun. 2024.

Resumen

El objetivo de este texto es analizar discursivamente la propuesta de metapresentialidad en el Proyecto de la Universidade Federal do Sul da Bahia como posible marcador de la educación remota de emergencia ante la pandemia del nuevo coronavirus, ya que prescinde de los parámetros estipulados por la Educación a Distancia en Brasil, pero defiende un uso "intensivo" de las tecnologías digitales, reforzando la centralidad de la acción del profesor en relación con el uso de estas tecnologías. Se analizaron dos documentos normativos, Plano Orientador (2014) y Resolução 15/2020 (2020), que conectan las propuestas de metapresencialidad y la enseñanza remota de emergencia, verificando que la propuesta pedagógica en pantalla ha ratificado el uso de tecnologías digitales y el control de trabajo docente dentro de un modelo liberal de educación. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660639
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Citas

ALMEIDA-FILHO, Naomar et. al. Formação Médica na UFSB: I. Bacharelado Interdisciplinar em Saúde no Primeiro Ciclo. Revista Brasileira de Educação Médica, n. 38, v. 3, 2014, p. 337-348.

ALMEIDA-FILHO, Naomar; BENICÁ, Dirceu; COUTINHO, Denise. Universidade popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 42, p. 39-55, jan./abr. 2017.

ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior. Compartilhamento de informações das Universidades Federais, com orientações e medidas de prevenção contra o Coronavírus “COVID-19”. Disponível em http://www.andifes.org.br/andifes-compartilha-medidas-das-universidades-federais-relacionadas-ao-covid-19/. Acesso em: 27 jun. 2020.

BARRETO, Raquel Goulart; LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior “emerge” terciária. Revista Brasileira de Educação v. 13, n. 39 set./dez. 2008, p. 423-436.

BARRETO FILHO, Osvaldo. O processo de elaboração e de implantação do projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia: impactos sobre a cultura regional 2013-2018. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade), Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2019, 241f.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Federal nº. 5.622, de 20.12.2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 1 mai. 2020.

BRASIL. Plano Orientador Institucional e Político-Pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia. Itabuna/ Porto Seguro/Teixeira de Freitas: UFSB; 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 343, de 17.03.2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 544, de 16.06.2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em 16 jun. 2020.

BRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o projeto Universidade Nova: como ficam as licenciaturas? Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 563-581, set/dez 2017.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p.5-15, 2003.

FERREIRA, Cléa Maria da Silva. O pensar e o agir de docentes universitários a partir das fissuras e brechas decoloniais: as relações étnico-raciais em foco na pós-graduação. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020, 186f.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

LEHER, Roberto. Educação superior minimalista: a educação que convém ao capital no capitalismo dependente. Insurgência, 19/10/2012. Disponível em: http://www.insurgencia.org/educacao-superior-minimalista-a-educacao-que-convem-ao-capital-no-capitalismo-dependente/ Acesso em: 1 mai. 2020).

ROMÃO, Tatiana Alves. Os dilemas da inclusão na educação superior: estudo exploratório da proposta político-pedagógica da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Nove de Julho. São Paulo: 2015, 163f.

TEIXEIRA, Ana Maria Freitas; LARREA-KILLINGER, Cristina. Expansão e democratização do ensino superior na Bahia: implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia e as expectativas dos alunos do Ensino Médio público. Poiésis, Tubarão. v.9, n.16, p. 399 - 417, Jul/Dez 2015. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index. Acesso em: 10 mai. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Resolução 15/2020. Dispõe sobre a oferta de atividades e Componentes Curriculares por intermediação tecnológica, em função da suspensão das aulas e atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (COVID 19). Itabuna, 17 de julho de 2020.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.