Banner Portal
Engajamento acadêmico e saúde mental positiva entre estudantes universitários
PORTUGUÊS
ENGLISH
ÁUDIO
VIDEO

Palavras-chave

Bem-estar
Envolvimento acadêmico
Ensino superior

Como Citar

AMARAL, Enzo Lopes; FRICK, Loriane Trombini. Engajamento acadêmico e saúde mental positiva entre estudantes universitários. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023022, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665450. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665450. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O engajamento acadêmico é um construto teórico reconhecido internacionalmente para a avaliação da função das instituições de ensino superior. Estudos empíricos de engajamento acadêmico no Brasil ainda são escassos e sua importância se faz cada vez maior, dada a ampliação de estudantes e universidades no país durante as últimas décadas. Os objetivos deste estudo foram descrever a autopercepção de satisfação quanto ao desempenho acadêmico, o grau de integração dos estudantes em seus cursos e também identificar se havia associação entre a percepção de engajamento acadêmico e saúde mental positiva. Os participantes foram 3484 estudantes de 37 cursos de graduação de uma universidade pública do sul do país, com idade média de 22,8 (dp = 6,92). Os resultados indicaram que quase metade dos estudantes (47,4%, n=1644) não se sentiam satisfeitos com seu desempenho acadêmico. Os itens relacionados à experiência acadêmica mostraram que os estudantes entrevistados se percebiam moderadamente encaixados ao seu curso. A correlação de Pearson demonstrou associação significativa positiva entre as dimensões de engajamento acadêmico e saúde mental positiva. A correlação mais forte entre estes construtos foi entre a dimensão de engajamento emocional e saúde mental positiva (r = 0,403, p<0,01). Evidenciou-se que quanto mais os estudantes se sentem bem consigo e no ambiente universitário, mais se engajam emocionalmente nos estudos, o que estimula o desenvolvimento cognitivo. Os resultados indicam o potencial de participação ativa da universidade na promoção de políticas e práticas que contribuam para o engajamento acadêmico e a saúde mental positiva dos universitários.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665450
PORTUGUÊS
ENGLISH
ÁUDIO
VIDEO

Referências

ABUN, Damianus; MAGALLANES, Theogenia; INCARNACION, Mary. College Students’ Cognitive and Affec-tive Attitude toward Higher Education and Their Academic Engagement. International Journal of English Literature and Social Sciences, v. 4, n. 5, p. 1494-1507, 2019. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02327913/document. Acesso em: 23 abr. 2021.

ALRASHIDI, Oqab; PHAN, Huy P.; NGU, Bing H. Academic Engagement: An Overview of Its Definitions, Dimensions, and Major Conceptualisations. International Education Studies. International Education Studies. v. 9, n. 12, p. 41-52, 2016. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1121524.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

ANDIFES. V Pesquisa Nacional De Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES - 2018, 2019. Disponível em: https://bityli.com/KDeguB. Acesso em: 23 abr. 2021.

ANG, Chin-Siang; LEE, Kam-Fong; DIPOLOG-UBANAN, Genevieve F. Determinants of first-year student identity and satisfaction in higher education: A quantitative case study. SAGE Open, v. 9, n. 2, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://bityli.com/6j2yM. Acesso em: 04 jul. 2022.

ÇALISKAN, Burcu Özge Özaslan; MERCANGOZ, Burcu Adigüzel. Satisfaction and Academic Engagement among Undergraduate Students: A Case Study in Istanbul University. International Journal of Research in Business and Social Science, v. 2, n. 4, p. 84-92, 2013. Disponível em: https://www.ssbfnet.com/ojs/index.php/ijrbs/article/download/224/217. Acesso em: Acesso em: 23 abr. 2021.

CAMPOS, Lygia Vallo; SCHMITT, Juliana Campos; JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 221–246, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/download/18145/15339. Acesso em: Acesso em: 23 abr. 2021.

CASTRO, Vinicius Rennó. Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão em Foco, v./n. 9, 380-401, 2017. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/043_saude_mental.pdf. Acesso em: Acesso em: 23 abr. 2021.

CERQUEIRA-SANTOS, Elder; AZEVEDO, Hanna Valença Pereira; RAMOS, Mozer de Miranda. Preconceito e Saúde Mental: Estresse de Minoria em Jovens Universitários Revista de Psicologia da IMED, v. 12, n. 2, p. 7-21, 2020. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico/article/viewFile/3523/2541. Acesso em: Acesso em: 23 abr. 2021.

CHEN, Yngling. Perceptions of EFL College Students toward Collaborative Learning. English Language Teaching, v. 11, n. 2, p. 1-4, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1164588.pdf.: Acesso em: 23 abr. 2021.

DATU, Jesus Alfonso Daep. Flourishing is Associated with Higher Academic Achievement and Engagement in Filipino Undergraduate and High School Students. Journal of Happiness Studies, v. 19, p. 27-39, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10902-016-9805-2. Acesso em: Acesso em: 23 abr. 2021.

DIENER, Ed; WIRTZ, Derrick; TOV, William; KIM-PRIETO, Chu; CHOI, Dong-won; OISHI, Shigehiro; BISWAS-DIENER, Robert. New Well-being Measures: Short Scales to Assess Flourishing and Positive and Negative Feelings. Social Indicatores Research, v. 97, p. 143-156, 2010. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11205-009-9493-y. Acesso em: 26 jun 2022.

DOMENÉCHEC-BETORÉT, Fernando; ABELLÁN-ROSELLÓ, Laura; GOMÉZ-ARTIGA, Amparo. Self-Efficacy, Satisfaction, and Academic Achievement: The Mediator Role of Students' Expectancy-Value Beliefs. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10902-016-9805-2. Acesso em: 23 abr. 2021.

EISENBERG, Daniel; LIPSON, Sarah Ketchen; CEGLAREK, Peter; KERN, Adam; PHILLIPS, Vivian Megan. College Student Mental Health: The National Landscape. In: CIMINI, M. Dolores; RIVERO, Estela M. Promoting Behavioral Health and Reducing Risk among College Students: A Comprehensive Approach, 1ª Edição. New York: Routledge, 2018, p. 2-22.

FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth; SILVA, Dirceu Da. Evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários. Avaliação Psicológica, v. 12, n. 1, p. 81–89, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5115090.pdf. Acesso em: Acesso em: 23 abr. 2021.

FREDRICKS, Jennifer A.; BLUMENFELD, Phyllis C.; PARIS, Alison H. School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004. Disponível em: http://www.inquirylearningcenter.org/wp-content/uploads/2015/08/Fredricks2004-engagemt.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

FULLANA, Judit; PALLISERA, Maria; COLOMER, Jordu; FERNÁNDEZ-PEÑA, Rosario; PÉREZ-BURRIEL Marc. Reflective learning in higher education. A qualitative study on students’ perceptions. Studies in Higher Education, v. 6, n. 41, p. 1008-1022, 2016. Disponível em: https://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/10366/Postprint-ReflectiveLearning.pdf?sequence=1. Acesso em: 23 abr. 2021.

GALDERISI, Silvana; HEINZ, Andreas; KASTRUP, Marianne; JULIAN, Beezhold; SARTORIUS, Norman. Toward a new definition of mental health. World Psychiatry, v. 14, n. 2, p. 231-233, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmc4471980/. Acesso em: 23 abr. 2021.

GRAHAM, Polly A.; HURTADO, Sarah Socorro; GONYEA Robert M. The Benefits of Living on Campus: Do Residence Halls Provide Distinctive Environments of Engagement? Journal of Student Affairs Research and Practice, v. 55, n. 3, p. 255-269, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19496591.2018.1474752. Acesso em: 23 abr. 2021.

GREGOIRE, Simon; LACHANCE, Lise; BOUFFARD, Thérèse; DIONNE, Frédérick. The Use of Acceptance and Commitment Therapy to Promote Mental Health and School Engagement in University Students: A Multisite Randomized Controlled Trial. Behaviour Therapy, v. 49, n. 3, p. 360-372 , 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0005789417301168. Acesso em: 23 abr. 2021.

HATCH, Deryl K.; GARCIA, Crystal E. Academic advising and the persistence intentions of community college students in their first weeks in college. Review of Higher Education. v. 40, n. 3, p. 353-390, 2017. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1041&context=cehsedadfacpub. Acesso em: 23 abr. 2021.

HU, Shouping; KUH, George D. Being (dis)engaged in educationally purposeful activities: the influences of student and institutional characteristics. Research in Higher Education, v. 43, n. 5, p. 555-575, 2002. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED452776.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

HUPPERT, Felicia A. Psychological Well‐being: Evidence Regarding its Causes and Consequences. APPLIED PSYCHOLOGY: HEALTH AND WELL-BEING, v. 1, n. 2, p. 137-164, 2009. Disponível em: https://iaap-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/j.1758-0854.2009.01008.x. Acesso em: 23 abr. 2021.

KARIMI, Saeid; SOTOODEH, Behnoosh. The mediating role of intrinsic motivation in the relationship between basic psychological needs satisfaction and academic engagement in agriculture students. Teaching in Higher Education, v. 25, n. 8, p. 959-975, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/10.1080/13562517.2019.1623775. Acesso em: 23 abr. 2021.

KING, Ronnel N.; MCINERNEY, Dennis M.; GANOTICE JR, Fraide, A.; VILLAROSA, Jonalyn, B. Positive affect catalyzes academic engagement: Cross-sectional, longitudinal, and experimental evidence. Learning and Individual Differences, v./n. 39, p. 64-72, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1041608015000631. Acesso em: 23 abr. 2021.

KIVLIGHAN, D. Martin; ABBAS, Maleeha; GLORIA, Alberta M.; AGUINAGA, Arellys; FRANK, Christina; FROST, Nick D. Are Belongingness and Hope Essential Features of Academic Enhancement Groups? A Psychosociocultural Perspective. Journal of Counseling Psychology, v. 65, n. 2, p. 204–213, 2018. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2018-10207-004.Acesso em: 23 abr. 2021.

KOROBOVA, Nadia; STAROBIN, Soko S. A Comparative Study of Student Engagement, Satisfaction, and Academic Success among International and American Students. Journal of International Students. v. 5, n. 1, p. 72-85, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1052833.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

KOTERA, Yasuhiro; TING, Su-Hie. Positive Psychology of Malaysian University Students: Impacts of Engagement, Motivation, Self-Compassion, and Well-being on Mental Health. International Journal of Mental Health and Addiction, v./n. 19, p. 227-239, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11469-019-00169-z.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

KRAUSE, Kerri-lee & COATES, Hamish. Students’ engagement in first‐year university, Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 33, n. 5, p. 493-505, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02602930701698892. Acesso em: 23 abr. 2021.

KUH, George D. The national survey of student engagement: Conceptual and empirical foundations. New directions for institutional research, v./n. 141, p. 5-20, 2009. Disponível em: https://bityli.com/hUB7I. Acesso em: 23 abr. 2021.

LEI, Hao; CUI, Yunhuo; ZHOU, Wenye. Relationships between student engagement and academic achievement: A meta-analysis. Social Behavior and Personality. v. 46, n. 3p. 517-528, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3QxN03t. Acesso em: 23 abr. 2021.

LINDH, Ida; THORGREN, Sara. Critical event recognition: An extended view of reflective learning. Management Learning, v. 47, n. 5, p. 525-542, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1350507615618600. Acesso em: 23 abr. 2021.

LIPSON, Sarah Ketchen; EISENBERG, Daniel. Mental health and academic attitudes and expectations in university populations: results from the healthy minds study. Journal of Mental Health, v. 27, n. 3, p. 205-213, 2018. Disponível em: https://bityli.com/1gLJT. Acesso em: 04 jul. 2022.

LOES, Chad N.; AN, Brian P.; SAICHAIE, Kem; PASCARELLA, Ernest T. Does Collaborative Learning Influence Persistence to the Second Year of College? he Journal of Higher Education. v. 88, n. 1, p. 62-84, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3CCclU2. Acesso em: 23 abr. 2021.

LUO, Yan; XIE, Meng; LIAN, Zhixin. Emotional Engagement and Student Satisfaction: A Study of Chinese College Students Based on a Nationally Representative Sample. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 28, n. 4, p. 283-292, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40299-019-00437-5. Acesso em: 23 abr. 2021.

MANSFIELD, Malinda; O'LEARY, Erin; WEBB, Shekeita. Retention in Higher Education: Faculty and Student Perceptions of Retention Programs and Factors Impacting Attrition Rates. Online Submission, 2011. Disponível em: https://bityli.com/ZuwN6. Acesso em: 04 jul. 2022.

MARTINS, Paulo César Porto; MACHADO, Pedro Guilherme Basso; VOSGERAU, Dilmere Sant Anna Ramos. Engajamento de estudantes universitários em atividades acadêmicas. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/download/8660084/26354. Acesso em: 23 abr. 2021.

MARTINS, Letícia Martins de.; RIBEIRO, José Luis Duarte. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, v. 22, n. 1, p. 223-247, mar. 2017. Disponível em: https://bityli.com/RqjuO. Acesso em: 23 abr. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Promoting mental health: concepts, emerging evidence, practice, 2004. Disponível em: https://www.who.int/mental_health/evidence/en/promoting_mhh.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

OUWENEEL, Else.; LE BLANC, Pascalle M.; SCHAUFELI, Wilmar B. Flourishing students: A longitudinal study on positive emotions, personal resources, and study engagement. The Journal of Positive Psychology, v. 6, n. 2, p. 142–153, 2011. Disponível em: https://lirias.kuleuven.be/retrieve/306966. Acesso em: 23 abr. 2021.

PINTO, Nelson Guilherme Machado; QUADROS, Michel Richard Costa; CRUZ, Fernando vieira da; CONRAD, Carla Cristina. Satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro: uma análise das evidências empíricas. Revista brasileira de ensino superior. v. 3, n. 2, p. 3-17, 2017. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/download/1600/1341. Acesso em: 23 abr. 2021.

ROCHOWIAK, Rebecca. A Model of Gratitude, Psychological Well-Being, and Academic Engagement in College Students. 2017. 49. Tese (Master of Arts), Department of Psychology Towson University, Towson, may 15, 2017. Disponível em: https://bityli.com/FTNLd. Acesso em: 23 abr. 2021.

ROEBKEN, Heinke. The influence of goal orientation on student satisfaction, academic engagement and achievement. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, v. 5, n. 13, p. 679-704, 2007. Disponível em: http://repositorio.ual.es/bitstream/handle/10835/611/Art_13_195.pdf?sequence=1. Acesso em: 23 abr. 2021.

SAMPIERI, Roberto Hernández.; COLLADO, Carlos Fernández.; LUCIO, María del Pilar Baptista. Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa. In: SAMPIERI, Roberto Hernández.; COLLADO, Carlos Fernández.; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 99-108. ISBN 978-85-65848-28-2

SILVA, Juliana Ollé Mendes da; PEREIRA JUNIOR, Gerson Alves; COELHO, Isabel Cristina Meister Martins; PICHARSKI, Gledson Luiz;

ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. Engajamento entre Estudantes do Ensino Superior nas Ciências da Saúde (Validação do Questionário Ultrecht Work Engagement Scale (UWES-S) com Estudantes do Ensino Superior nas Ciências da Saúde). Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 2, p. 15–25, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022018000200015&script=sci_arttext. Acesso em: 23 abr. 2021.

STALLMAN, Helen M.; KING, Sharon. The Learning Thermometer: Closing the loop between teaching, learning, wellbeing and support in universities. Journal of University Teaching & Learning Practice, v. 13, n. 5, p. 1-11, 2016. Disponível em: https://research.usc.edu.au/view/delivery/61USC_INST/12126838270002621/13126856130002621. Acesso em: 23 abr. 2021.

STEELE, John P.; FULLAGAR, Clive J. Facilitators and Outcomes of Student Engagement in a College Setting. The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied, v. 143, n. 1, p. 5-27, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3200/JRLP.143.1.5-27. Acesso em: 23 abr. 2021.

TROWLER, Vicki; TROWLER, Paul. Student engagement evidence summary. The Higher Education Academy. Departament of Educational Research, University of Lancaster, York, UK. Disponível em: https://bityli.com/1vFMk. Acesso em: 23 abr. 2021.

URQUIJO, Itziar; EXTREMERA, Natalio. Satisfacción académica en la universidad: relaciones entre inteligencia emocional y engagement académico. Electronic Journal of Research in Education Psychology, v. 15, n. 43, p. 553-573. 2017. Disponível em: http://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/1729. Acesso em: 23 abr. 2021.

VITÓRIA, Maria Inês Côrte; CASARTELLI, Alam; RIGO, Rosa Maria; COSTA, Priscila Trarbach. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, v. 41, n. 2, p. 262-269, 17 set. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/download/27960/17262. Acesso em: 23 abr. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.