Banner Portal
O mecanismo experimental de acreditação do Mercosul (MEXA): a construção de um processo regional de certificação de qualidade de cursos de graduação
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Mercosul. Mexa. Certificação de qualidade. Educação superior.

Como Citar

HIZUME, Gabriella de Camargo; BARREYRO, Gladys Beatriz. O mecanismo experimental de acreditação do Mercosul (MEXA): a construção de um processo regional de certificação de qualidade de cursos de graduação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 46–65, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i1.7680. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650575. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar e analisar a elaboração e o desenvolvimento do Mecanismo Experimental (Mexa) que deu origem ao processo regional de acreditação de cursos universitários do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Para tanto, abordaram-se a concepção de seu desenho, sua aplicação, seus impactos e suas contribuições para o estabelecimento do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários. Metodologicamente, a pesquisa se baseou em análise documental e em entrevistas realizadas com sujeitos que participaram da elaboração e/ou aplicação do Mecanismo, enfocando-se a atuação dos Estados-membro originários do bloco. Aferiu-se que se por um lado é possível considerar que o Mexa favoreceu  a cultura da avaliação e da acreditação do ensino superior na região, trazendo como logro a construção conjunta de todo o processo por seus participantes, por outro, as limitações de seu caráter experimental eivaram de vícios o processo regional, obstaculizando sua aplicação em larga escala.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7680
PORTUGUÊS

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.