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A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o projeto universidade nova: como ficam as licenciaturas?
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Palavras-chave

Formação de professores. Políticas educacionais. Universidade nova

Como Citar

BRITO, Eliana Povoas Pereira Estrela. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o projeto universidade nova: como ficam as licenciaturas?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 563–581, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i3.7779. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650623. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho se inscreve no terreno das atuais políticas públicas para a educação superior brasileira focando, neste conjunto, as políticas públicas voltadas à formação de professores. Constitui, como lugar de investigação, o processo de implantação dos Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A essa processualidade, questiona-se: Como, no contexto da prática, estão sendo significadas as diretrizes e demais orientações normativas à serviço da organização dos cursos de licenciaturas no Brasil? Quais ações podem ser identificadas como estratégias institucionais voltadas à subversão destes textos políticos? Quais práticas indicam o efetivo atendimento às normativas legais? Em resposta a essas problematizações, a análise identificou a utilização de estratégias institucionais que priorizam o atendimento das dimensões “quantitativas” exigidas pelos textos políticos (distribuição da carga horária da prática como componente curricular e estágio obrigatório) em detrimento das dimensões qualitativas e seus prováveis avanços na perspectiva da formação de professores para atuarem na educação básica.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7779
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