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Estratégias para motivar a aprendizagem da embriologia
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Palavras-chave

Ensino superior
Embriologia
Enfermagem
Aprendizagem significativa
Metodologias ativas

Como Citar

MARCUZZO, Simone; CAMPOS, Paola Melo; SCHNEIDER, Júlia; RÉGIS, Claudenilson da Costa. Estratégias para motivar a aprendizagem da embriologia: um relato de experiência no curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019011, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653470. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653470. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O comportamento do discente no Ensino Superior em relação ao seu processo de aprendizagem é tema discutido frequentemente. O início dos currículos na área da saúde é teórico e da área biológica, que pode acarretar em desmotivação para a aprendizagem no aluno ingressante. Presente relato visa apresentar experiência da utilização de metodologias ativas no curso de Enfermagem com o intuito de tornar mais significativo o aprendizado da Embriologia. Essa investigação-ação teve como objetivos: relacionar conteúdos básicos teóricos com as práticas disciplinares e envolver a atenção do aluno com o conteúdo desenvolvido na sala de aula. Aproximação da teoria com a prática profissional foi obtida por meio da participação de monitores nos seminários apresentados pelos discentes. Os monitores contribuíam com relatos de vivências práticas, evidenciando a importância da teoria. Vídeos, esquemas, maquetes, aula prática e roteiro de estudos foram as estratégias utilizadas para acessar o conteúdo, contrapondo o modelo tradicional de aula expositiva. Um espaço extraclasse em rede social foi criado, que permitiu o compartilhamento de material suplementar às aulas. Avaliamos essa investigação-ação por meio da aplicação de um instrumento com perguntas fechadas, associado a relatos dos discentes. Constatamos que a participação dos monitores em sala de aula auxiliou a contextualização da importância da Embriologia para a atuação do profissional de Enfermagem. Por meio dos comentários dos discentes, observou-se que a introdução de estratégias didáticas variadas proporcionou maior participação e motivação. Conclui-se que a oferta diversificada de metodologias de aprendizagem mais interativas são caminhos a serem desenvolvidos na academia.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653470
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