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Inclusão na educação superior
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Termo de Originalidade

Palavras-chave

Inclusão educacional
Educação superior
Aluno com deficiência

Como Citar

OLIVEIRA, Gracy Kelly Andrade Pignata; PIMENTEL, Susana Couto. Inclusão na educação superior : apontamentos sobre a afiliação de universitários com deficiência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019017, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653637. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo vincula-se a uma pesquisa cujo objetivo foi compreender a trajetória de afiliação de estudantes com deficiência na Educação Superior. A investigação envolveu cinco universitários de uma instituição de ensino superior federal, com deficiência autodeclarada no formulário de matrícula. O material empírico gerado mediante entrevista semiestruturada foi examinado à luz do Interacionismo Simbólico, perspectiva teórica que parte do pressuposto de que os atores sociais atribuem significado aos seus atos e às interações com base em um código simbólico. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e para este texto elegeu-se fragmentos das narrativas dos estudantes que refletem os desafios que circunscrevem as suas trajetórias. A investigação trouxe como resultado a compreensão de que a trajetória universitária dos estudantes com deficiência é marcada por desafios semelhantes aos dos demais estudantes, em termos de estranhamento e aprendizagem dos complexos códigos do universo acadêmico. Contundo, para os primeiros, as demandas de natureza acadêmica precisam coexistir com àquelas de ordem simbólica, como o enfrentamento da discriminação, do preconceito e do julgamento estético em função da diferença/deficiência.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653637
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