Banner Portal
Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Espaço virtual
Ambiente virtual de aprendizagem
Telemática
Internet
Professores de educação superior
Educação superior

Como Citar

ASTUDILLO, Mario; LEGUÍZAMO-LEÓN, Ana Vanessa; CALLEJA, Eloy García. Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior: terceiro entorno digital. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022008, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659282. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659282. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teórico-reflexivo propõe uma análise das mudanças geradas no ensino superior, no papel do professor e da sala de aula, na inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação. Um conjunto de tecnologias permite a construção de um novo espaço social e cultural, denominado terceiro entorno, cuja estrutura é diferente da dos ambientes natural (primeiro entorno) e urbano (segundo entorno) onde a vida social se desenvolveu tradicionalmente, e particularmente educação. A metodologia corresponde à revisão sistemática narrativa qualitativa, para a qual foi utilizada a técnica de análise documental. Nesse sentido, é apresentada a evolução do uso das tecnologias na educação e as mudanças que elas produziram, não apenas no surgimento de novos instrumentos de ensino, mas também afetando a estrutura do espaço social e educacional, que por si só constitui o terceiro ambiente. Essa situação nos leva a repensar o papel do professor, a relevância da área em que a instrução é dada, que no terceiro ambiente é a rede e não a sala de aula, o processo de formação que não é presencial, mas representacional e onde a comunicação é assíncrona. Assim, as mudanças necessárias são descritas tanto na sala de aula quanto no professor para se adaptar e emergir nesse novo espaço social e cultural. Conclui a necessidade urgente de repensar a práxis institucional e de ensino à luz das implicações na integração dos ambientes presencial e digital.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8659282
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ADEDOKUN, Omolola A. et al. Student perceptions of a 21st century learning space. Journal of Learning Spaces, v. 6, n. 1, 2017. Disponível em: http://libjournal.uncg.edu/jls/article/view/1339. Acesso em: 15 dez. 2019.

ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo et al. Geração ze as metodologias ativas de aprendizagem: desafios na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 1-14, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8575. Acesso em: 12 mar. 2020.

BARTOLOMÉ, Antonio et al. Blended learning: panorama y perspectivas. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(1), pp. 33-56, 2018. Disponível em: https://repositorio.unican.es/xmlui/handle/10902/15898. Acesso em: 15 dez. 2019.

CABERO, Julio. Tendencias para el aprendizaje digital: de los contenidos cerrados al diseño de materiales centrado en las actividades. El Proyecto Dipro 2.0. Revista de Educación a distancia, n. 32, 2012. Disponível em: https://revistas.um.es/red/article/view/233041. Acesso em: 15 dez. 2019.

CASTELLS, Manuel. La galaxia Internet. Reflexiones sobre Internet, empresa y sociedad. Barcelona: Plaza Janés Editores S.A. 2001. 316 p. ISBN: 9788401341571.

CERRATO, Sara; FIGUER, Cristina. Infancia, adolescencia y Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) en perspectiva psicosocial. Psychosocial Intervention, v. 19, n. 1, p. 5-8, 2010. Disponível em: http://scielo.isciii.es/pdf/inter/v19n1/v19n1a02.pdf. Acesso em: 23 nov. 2018.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa TIC Kids On-line Brasil 2018.Pesquisa sobre o uso de Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: CGI.br, 2019a. 348 p. ISBN: 978-85-5559-089-4.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). TIC Domicílios 2018. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: CGI.br, 2019b. 390 p. ISBN: 978-85-5559-087-0.

DZIUBAN, Charles et al. Blended learning: the new normal and emerging technologies. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 15, n. 1, p. 3, 2018. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal. springeropen.com/articles/10.1186/s41239-017-0087-5. Acesso em: 15 dez. 2019.

ECHEVERRÍA, Javier. ¿Internet en la escuela o la escuela en Internet. Revista de educación, p. 199-206, 2002. Disponível em: http://www.educacionyfp.gob.es /dam/jcr:c7fed465-a792-45fb-ac77-88598ba20537/re20021411012-pdf.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.

ECHEVERRÍA, Javier. Los señores del aire: Telépolis y el tercer entorno. Barcelona: Destino, 2004. 492 p. ISBN: 84-233-3169-5.

ECHEVERRÍA, Javier. Cultura digital y memoria en red. Arbor, v. 185, n. 737, p. 559-567, 2009. Disponível em: http://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/view/313. Acesso em: 19 dez. 2019.

ECHEVERRÍA, Javier. Expandir la educación al tercer entorno. In: DÍAZ, Rubén; FREIRE, Juan. (org.). Educación expandida. Sevilla: Colectivo Zemos 98, pp. 167-184, 2012. 380 p. ISBN: 978-84-7993-208-4.

ECHEVERRÍA, Javier. A escola contínua e o trabalho no espaço-tempo eletrônico. In: INBERNÓN, F. e JARANTA, B. Pensando o futuro da educação: uma escola para o século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015. 160 p. ISBN: 8584290109.

ERASLAN, Levent; KUKUOGLU, Ahmet. Social Relations in Virtual World and Social Media Aggression. World Journal on Educational Technology: Current Issues, v. 11, n. 2, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1215414. Acesso em: 23 jan. 2020.

FARRERONS, Oscar; OLMEDO, Noelia. Las TIC y la ingeniería gráfica. Barcelona: Omnia Science, 2016. 181 p., ISBN 9788494467349.

GALANEK, Joseph D., GIERDOWSKI, Dana C.; BROOKS, D. Christopher. ECAR study of undergraduate students and information technology, 2018, Boulder, CO: EDUCAUSE Center for Applied Research, 2018. Disponível em: https://www.educause.edu/ecar/research-publications/ecar-study-of-undergraduate-students-and-information-technology/2018/introduction-and-key-findings. Acesso em: 17dez. 2019.

GARCÍA-UMAÑA, Andrés; CASAS, Patricia; PÉREZ, Gema. Nomofobia: la influencia del determinismo recíproco en la sociedad del conocimiento In: CASAS, Patricia, PARAMIO-, Gema, ZUBIZARRETA, Ana, Educación y comunicación mediada por las tecnologías: tendencias y retos de investigación. Sevilla: Egregius, p. 61-90, 2019. 148 p. ISBN: 841727037X.

GARZA, Daniel; PEÑA, José Antonio; LÓPEZ, Fátima. La participación política online de los jóvenes en México, España y Chile. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 61, p. 83-92, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7048467. Acesso em: 23 jan. 2020.

GROS, Begoña. Evolución y retos de la educación virtual. Construyendo el e-learning del siglo XXI. Barcelona-España: Editorial UOC, 2011. 183 p. ISBN: 978-84-9788-406-8.

KOBAYASHI, Kenji; HSU, Ming. Common neural code for reward and information value. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 26, p. 13061-13066, 2019. Disponível em: https://www.pnas.org/content/116/26/13061.short. Acesso em: 24 jan. 2020.

LATORRE, Antonio. La investigación-acción: Conocer y cambiar la práctica educativa. Grao, 2003. 138 p. ISBN: 84-7827-292-5

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009. 249 p. ISBN: 978-85-7326-126-4.

MARZANO, Robert J.; KENDALL, John S. (Ed.). The new taxonomy of educational objectives. California: Corwin Press, 2007. 193 p. ISBN: 978-1-4129-3628-6

MESTAN, Kemran. Create a fine blend: An examination of institutional transition to blended learning. Australasian Journal of Educational Technology, v. 35, n. 1, 2019.

Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/3216. Acesso em: 24 jan. 2020.

OLSEN, Taiimi; GUFFEY, Stanley. Intentional process for intentional space: Higher education classroom spaces for learning. Journal of Learning Spaces, 2016. Disponível em: https://tigerprints.clemson.edu/teach_learn_pub/2/. Acesso em: 11 dez. 2019.

PIAZZON, Luciana; LIMA, Barbosa; OYADOMARI, Winston. Internet e participação cultural: o cenário brasileiro segundo a pesquisa TIC Domicílios. Revista Internet & Sociedade, pp. 38 a 63, 2020. Disponível em: https://revista.Internetlab.org.br/wp-content/uploads/2020/02/Internet-e-participação-cultural.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

RHEINGOLD, Howard. The virtual community: Homesteading on the electronic frontier. Londres: MIT Press, 2000. 480 p. ISBN: 9780262681216.

RODRÍGUEZ, María. La libertad humana en el tercer entorno. Comunicación: estudios venezolanos de comunicación, n. 182, p. 67-75, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6923130. Acesso em: 12 mar. 2020.

ROSENBERG, Marc J. Estrategias para transmitir conocimiento en la era digital. Bogotá: McGraw-Hill Interamericana, 2001. 332 p. ISBN: 9584102095.

ROSENFELD, Michael J.; THOMAS, Reuben J.; HAUSEN, Sonia. Disintermediating your friends: How online dating in the United States displaces other ways of meeting. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 36, p. 17753-17758, 2019. Disponível em: https://web.stanford.edu/~mrosenfe/Rosenfeld_et_al_Disintermediating_Friends.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

SÁEZ, Fernando. Más allá de Internet: la red universal digital: x-economía y nuevo entorno tecnosocial. Barcelona: Editorial Centro de Estudios Ramón Areces SA, 2009. 392 p. ISBN: 9788480046299.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Planeta, 2012. 223 p. ISBN: 9788576658283.

SOUSA, Viviane Ramos et al. Influências do uso do WhatsApp na qualidade de vida de professoras de ensino fundamental. Revista EDaPECI, v. 20, n. 1, p. 78-92, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/11501. Acesso em: 12 mar. 2020.

TIFFIN, John; RAJASINGHAM, Lalita. En busca de la clase virtual. La educación en la sociedad de la información. Barcelona: Paidós,1997. 274 p. ISBN: 978-8449304026.

STUMPENHORST, Josh. A nova revolução do professor. São Paulo: Editora Vozes, 2018. 225 p. ISBN: 9788532657152.

TORRES, Marie-Hélène Catherine. Democratização de arquivos em bibliotecas digitais e hemerotecas: um caminho para Histórias ou Micro Histórias da tradução no Brasil. Cadernos de Tradução, v. 40, n. 1, p. 208-224, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/2175-7968.2020v40n1p208. Acesso em: 15 mar. 2020.

TUNC-AKSAN, Aygul; AKBAY, Sinem Evin. Smartphone Addiction, Fear of Missing Out, and Perceived Competence as Predictors of Social Media Addiction of Adolescents. European Journal of Educational Research, v. 8, n. 2, p. 559-566, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1213088. Acesso em: 12 mar. 2020.

UNIVERSITY OF NORTHAMPTON (UON), Institute for Learning & Teaching. Active Blended Learning. University of Northampton. Disponível em https://www.northampton.ac.uk/ilt/current-projects/abl/. Acesso em: 14 abr. 2020.

WATTERS, Audrey. The 100 Worst EdTech Debacles of the Decade. Hack Education. Disponível em: http://hackeducation.com/2019/12/31/what-a-shitshow. Acceso en: 15 de abr., 2020. Disponível em: Acesso em: 12 mar. 2020.

ZUBIZARRETA, Ana, CALDEIRO, Mari-Carmen. Móviles y primera infancia: análisis de una convivencia determinada por la cotidianeidad. In: CASAS, Patricia, PARAMIO, Gema, ZUBIZARRETA, Ana, Educación y comunicación mediada por las tecnologías: tendencias y retos de investigación. Sevilla: Egregius, p. 61-90, 2019. 348 148 p. ISBN: 841727037X.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.