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Perfil dos estudantes de odontologia no uso do instagram como ferramenta de aprendizagem móvel e ubíqua
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Palavras-chave

Métodos de aprendizagem
Odontologia
Tecnologias da informação e comunicação
Rede social

Como Citar

ARAÚJO, Maria Teresa Borges; NOVAIS, Veridiana Resende; CARVALHO, Thiago de Amorim. Perfil dos estudantes de odontologia no uso do instagram como ferramenta de aprendizagem móvel e ubíqua: estudo transversal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023034, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668770. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668770. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Caracterizar o perfil de uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem ubíqua por parte dos estudantes de Odontologia de instituições de ensino públicas e privadas. Método: Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, prospectivo, exploratório, utilizando um questionário estruturado, sobre o uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem por estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Pública (Universidade Federal de Uberlândia) e uma Instituição de Ensino Superior Privada (Centro Universitário de Patos de Minas) com estudantes do primeiro ao último ano do curso de Odontologia. As análises estatísticas foram realizadas através do software Bioestat versão 5.3, e o nível de significância foi igual 5% ou (p=0,05). Resultado: As características sociodemográficas revelaram que a maioria dos estudantes de Odontologia são mulheres, jovens e brancas. A frequência do uso do celular é média de 5 horas diárias (38,2%). A rede mais acessada é o Instagram (33,5%) e a maioria dos estudantes tem facilidade (44,7%) ou muita facilidade (44,1%) em acessar conteúdos sobre saúde bucal nas redes sociais. A maior parte dos entrevistados se preocupa em visualizar conteúdos com evidência científica (44,4%). Conclusão: Demonstra-se que o Instagram pode ser uma ferramenta útil para o processo ensino-aprendizagem, já que estudantes relatam seu uso para atividades acadêmicas e que professores devem estimular o uso dessa mídia social, mesmo após o retorno do regime presencial.  

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668770
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