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Expansão da educação superior
estudante de costas de mochila segurando cadernos.
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Palavras-chave

Avaliação
Expansão do ensino superior
Reuni
Acesso
Políticas públicas

Como Citar

BASTOS, Jacqueline Maria; NUNES, Rogério da Silva. Expansão da educação superior: avaliação do impacto do Reuni na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025049, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675486. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8675486. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: o objetivo deste estudo foi o de avaliar os impactos da política de expansão do Ensino Superior promovida a partir da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades (Reuni) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Reuni foi ação integrante de uma política pública do governo federal que visou à criação de condições para ampliar o acesso e permanência na educação superior. O objeto de estudo foi definido dentro de um recorte temporal e delimitado aos cinco campi da UFSC, a fim de avaliar os impactos do Reuni na instituição dez anos após finalização. Método: a pesquisa foi definida como um estudo de caso, com estratégia de investigação bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos com o Reuni na UFSC. Foram analisados relatórios e documentos produzidos pela UFSC, assim como, consulta a fontes bibliográficas. Resultados/Conclusão: por meio da análise de documentos, em diálogo com as respostas dos entrevistados, foi possível identificar avanços importantes nas áreas de infraestrutura, com obras no campus sede e com a criação dos novos campi, de pessoal, com a contratação de novos servidores técnicos e docentes. Entretanto, a mesma análise deixou evidente que muitas das obras previstas no projeto não chegaram a ser executadas e que a ampliação do quadro de pessoal ficou aquém do esperado. Através dos dados estatísticos sobre a procura pelos cursos criados pelo Reuni na UFSC foi possível perceber que os problemas relacionados à ocupação das vagas foram acentuados nos últimos anos, principalmente, a partir do Vestibular de 2019.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8675486
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