Banner Portal
Percepções do estudante com necessidades educacionais especiais sobre a politica de acessibilidade na universidade
PDF

Palavras-chave

Inclusão. Acessibilidade. Necessidades especiais. Diversidade

Como Citar

BITTENCOURT, Zélia Zilda Lourenço de Camargo. Percepções do estudante com necessidades educacionais especiais sobre a politica de acessibilidade na universidade. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 61–78, 2015. DOI: 10.20396/sss.v9i2.8634887. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634887. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

O direito ao acesso à educação regular tem sido tema recorrente nas discussões em vários órgãos educacionais. Garantir não só o acesso, mas principalmente a permanência de pessoas com algum tipo de deficiência nas universidades extrapolam a questão da adequação das instalações físicas. Esta investigação se propôs a conhecer as percepções dos alunos universitários com necessidades educacionais especiais sobre as condições de inclusão e acessibilidade da Universidade. Para isso, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo cujos sujeitos foram alunos e ex-alunos com necessidades especiais que utilizavam o serviço de apoio didático do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas. A amostra contou com nove estudantes e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, gravadas com o consentimento dos entrevistados. Para a análise, os dados foram agrupados de acordo com núcleos temáticos. Um dos aspectos relevantes do estudo foi a identificação de sentimento de insatisfação com a política de acessibilidade da universidade que tem dificuldade de implementar ações mais pontuais de inclusão, reflexo da nossa sociedade, que está estruturada para as pessoas “normais”, e ainda não assimilou os conceitos de acessibilidade e desenho universal que devem contemplar toda a diversidade humana.

https://doi.org/10.20396/sss.v9i2.8634887
PDF

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed., São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).

BRASIL. Ministério da Justiça. CORDE. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação (1999a) Portaria n.º 1.679 de 2 de dezembro de 1999. Diário Oficial da União, Brasília, n. 231-E, p. 20-1, 3 dez. Seção 1.

CARDOSO, M.A.C.C. Barreiras arquitetônicas no ambiente construído. 1996. 205f. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Universidade de São Paulo, São Carlos.

GERHARDT, T.E. Situações de vida, pobreza e saúde: estratégias alimentares e práticas sociais no meio urbano. Ciência & Saúde Coletiva, v. 8, n. 3, p. 713-26. 2003.

MANTOAN, M.T.E.; BARANAUSKAS, M.C.C. (Orgs.) Todos nós - Unicamp acessível: resultados da primeira oficina participativa do Projeto PROESP/CAPES, Campinas. 2005.

MANZINI, E.J. Um estudo sobre o acesso de pessoas com deficiência e sobre as barreiras arquitetônicas no Campus da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Marilia. Relatório do Projeto Integrado – Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais. Marilia: UNESP, 2002.

MAZZONI, A.A; TORRES, E.F; OLIVEIRA, R.; ELY, V. H. M. B.; ALVES, J. B. M. Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 29-34. 2001.

NERI. M. Diversidade: Retratos da deficiência no Brasil. Rio de Janeiro, FGV/IBRE, CPS. 2003.

OMOTE, S., OLIVEIRA, A. A. S., BALEOTTI, L., MARTINS, S. E. S. O. Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão. Paideia (Ribeirão Preto), n. 15, 387-98. 2005.

REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.

SANTOS, M.P. Educação inclusiva e a Declaração de Salamanca: Consequências ao 2Sistema Educacional brasileiro. Revista Integração, v. 10, n. 22, p. 34-40. 2000.

SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: Editora WVA. 1997.

SASSAKI, R.K. Inclusão: A universidade e a pessoa com deficiência. Revista Nacional de Reabilitação, n. 20, p. 5-9. 2001.

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.