Afirmação do projeto ético-político na formação e trabalho profissional

estágio supervisionado no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sss.v20i00.8668103

Palavras-chave:

Serviço social, Estágio supervisionado, Projeto ético-político, Pandemia do coronavírus

Resumo

A pandemia de coronavírus impôs inúmeros desafios às Universidades para a organização dos processos de ensino, pesquisa e extensão. Este artigo refletirá as condições do estágio supervisionado, desenvolvido no primeiro semestre de 2021, no Curso de Serviço Social da Unifesp – Campus Baixada Santista, a partir da contribuição dos três sujeitos envolvidos: discentes, supervisoras de campo e acadêmico, durante o percurso formativo, no contexto da pandemia de Covid-19. Os dados refletem como foi trilhado o processo de estágio supervisionado, sua particularidade na formação profissional, as respostas coletivas encontradas para os desafios e sobretudo, a defesa intransigente do ensino público, presencial e socialmente referenciado.

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Biografia do Autor

Márcia de Barros Lima, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Guarujá, São ´Paulo

Doutora em Serviço Social pela PUC São Paulo. Assistente Social do CREAS/Guarujá/SP e Supervisora de Campo. 

Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Serviço Social pela PUC SP. Docente da Unifesp no Curso de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social. Vice Coordenadora de Estágio de Serviço Social da Unifesp e Supervisora Acadêmica.

Heloise Helena Pereira Nunes, Universidade Federal de São Paulo

Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela Unifesp. Assistente Social e Coordenadora de Estágio de Serviço Social da Unifesp.

Aurora Fernandez, Fórum de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, Baixada Santista

Assistente Social, Supervisora de Campo e Coordenadora do Fórum de Trabalhadores/as do SUAS/Baixada Santista.

Ayesha Gabriela Porto, Universidade Federal de São Paulo

Discente de Graduação em Serviço Social da Unifesp. 

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

LIMA, M. de B.; PINI, F. R. de O. .; NUNES, H. H. P.; FERNANDEZ, . A. .; PORTO, A. G. . Afirmação do projeto ético-político na formação e trabalho profissional : estágio supervisionado no contexto da pandemia. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e021006, 2022. DOI: 10.20396/sss.v20i00.8668103. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8668103. Acesso em: 26 jun. 2022.

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