Site da ORCID de cara nova!

Site da ORCID de cara nova!

Por Gildenir Carolino Santos
https://orcid.org/0000-0002-4375-6815

A página de busca da ORCID está de cara nova, e mais funcional para procurar um registro.

Além de estar melhor, o site dá destaque para o idioma, alterando a interface do sistema de busca e informações da ORCID de forma mais vísivel:

Antes para realizar a buscar pelo nome de um pesquisador, tínhamos que nos dirigir no topo do site, e com uma letra minúscula fazíamos a busca. Ficava muito escondido o campo de busca no site anterior.

A nova versão traz bem destacado o campo de busca, onde pode se procurar por registro ou website.

Lembramos que:

“A ORCID é uma organização sem fins lucrativos suportada por uma comunidade global de membros organizacionais, incluindo organizações de pesquisa, editoras, financiadores, associações profissionais e outras partes interessadas no ecossistema de pesquisa. ” (ORCID, 2019).

Para se obter um registro ORCID, leva-se 30 segundos apenas. No site da ORCID, na primeira página, as informações para o registro ficaram mantidas, bastando apenas clicar no passo 1:

No passo seguinte, você pode melhorar:

“[…] seu registro ORCID com suas informações pessoais e links para seus outros identificadores (como Scopus ou ResearcherID ou LinkedIn).” (ORCID, 2019).

No último passo, ou seja, passo 3, você poderá incluir:

“[…] o identificador ORCID em sua Webpage, ao enviar publicações, solicitar financiamentos e em qualquer fluxo de trabalho de pesquisa para garantir que você obtenha crédito por seu trabalho.” [ORCID, 2019).

O layout da busca e o resultado do registro  estão mais “clean”, conforme podem ser observamos abaixo:

Nota-se também que, com essas alterações, o site ao fazer a sincronia (símbolo abaixo) na busca, está mais rápido na devolutiva do resultado, e isto é bom para quem está pesquisando em tempo real.

Outro dado relevante sobre a ORCID,  é que verificamos até o atual momento informado pelo site, já se tem no mundo, 7.176.281 ORCID iDs ativos. Deste total, temos as seguintes distribuição:

É bom o pesquisador saber que, o importante é deixar seus dados no item público, pois se tratado de um currículo internacional, com a possibilidade de acesso aos contatos de seus e-mails, pois facilita na procura de pessoas que possam ser convidadas para avaliação de artigos científicos, sendo diferentemente do que é visto hoje no Currículo Lattes, que não possui esta informação disponível no site do pesquisador.

Finalizando, e como dica para editores científicos, deve-se mencionar no artigos científicos o link permanente e a marca do registro ORCID, ou seja, o ícone padrão, conforme a explicação abaixo para ganhar mais visibilidade e facilidade de saber que aquele ORCID pertence ao pesquisador “X”:

Sempre deve ficar claro para o usuário que ele está visualizando um ORCID iD:

  • O ORCID iD e o ícone verde iD devem estar vinculados ao URI https do iD do indivíduo.
  • Quando o ícone verde iD  é usado em conexão com o nome de um pesquisador, ele deve ser vinculado ao registro ORCID, usando o https URI

Exemplo:
Sofia Garcia https://orcid.org/0000-0002-1825-0097 (ORCID, 2019)

Seguindo as recomendações da ORCID acima, no artigo, a identificação do ORCID iD e o ícone verde iD ficariam como apresentados na publicação abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

ORCID. Disponível em: https://orcid.org. Acesso em: 26 set. 2019.

REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, Campinas, SP. ISSN 2446-9424. Publicação contínua. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup. Acesso em: 26 set. 2019.

Como citar este blog

SANTOS, Gildenir Carolino. Site da ORCID de cara nova! Blog PPEC, v.9, n.2, set. 2019. ISSN 2526-9429. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2019/09/26/orcid/. Acesso em: dia mês ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.