Banner Portal
A educação na sociedade informacional: anotações provenientes de uma pesquisa de natureza filosófica
PDF

Palavras-chave

Educação. Mediação por Midias Digitais. Projeto Político-Pedagógico. Sociedade Informacional.

Como Citar

SANTOS, Gilberto Lacerda; MORAES, Rachel de Almeida. A educação na sociedade informacional: anotações provenientes de uma pesquisa de natureza filosófica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 266–289, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i2.8635380. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635380. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre a natureza da educação na atual fase da sociedade capitalista onde a informática emerge como a tecnologia preponderante a ponto de influir na sua constituição como moeda de troca dos valores materiais e simbólicos. Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, o trabalho, em seu cerne, aborda as seguintes questões: Como articular uma abordagem filosófica desse movimento de introdução das TICE na escola, de modo que possamos melhor entendê-lo? E, mais amplamente, como compreender e situar a educação nessa Sociedade Informacional emergente? Como conclusão, o texto assinala que são necessárias ações multidirecionadas, que conjuguem tanto os “de baixo”, nas palavras do saudoso Florestan Fernandes, como os de cima, a saber, os responsáveis pela elaboração e condução das políticas públicas para o setor, formando as bases de um real processo decisório. Só assim será possível o uso de tecnologias em prol de uma maior participação do indivíduo e em prol do fortalecimento de uma educação socialmente responsável e cidadã.

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635380
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.