Banner Portal
O homem como uma somatória unitária de Erlebnisse (vivências) em Nietzsche
PDF

Palavras-chave

Erlebnis
homem
tornar-se o que se é

Como Citar

VIESENTEINER, Jorge Luiz. O homem como uma somatória unitária de Erlebnisse (vivências) em Nietzsche. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 76–94, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i1.8635386. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635386. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de compreensão do homem enquanto somatória unitária de vivências (Erlebnisse). Como ‘animal ainda não determinado’, o homem pode receber inúmeras formas, sem quaisquer determinações a priori de caráter conceitual, de modo que sua compreensão pode ser continuamente deslocada e em abertura. O fio condutor dessa análise é a noção de Erlebnis entendida como contra-conceito à razão, i.é., como pathos, bem como caracterizada a partir de três perspectivas: imediatez, significabilidade e a dimensão estética. A tarefa de tornar-se o que se é, portanto, tem de se realizar em meio às vivências em um contínuo exercício de construção de si mesmo.
https://doi.org/10.20396/rfe.v6i1.8635386
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.