Artigo sobre Análise da internacionalização da educação superior entre países emergentes é destaque na Rev. Inter. Educação Superior do Portal

Artigo sobre Análise da internacionalização da educação superior entre países emergentes é destaque na Rev. Inter. Educação Superior do Portal

José Camilo dos Santos Filho

O artigo de Larissa dal Piva Moreira e de Sonia Maria Ranincheski baseia-se na tese de doutorado da primeira autora e a segunda foi a orientadora de Larissa que defendeu sua tese em 9 de março de 2018. Quem pretender acessar uma análise mais expandida desta pesquisa pode consultar o volume 5 da Revista Internacional de Educação Superior, ou acessar uma descrição e discussão mais profunda e minuciosa dos resultados desta pesquisa, pode baixar seu texto completo na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Ibict. Neste breve post apresentamos apenas as ideias principais destacadas no artigo das duas autoras.

As autoras começam apresentando o grande desafio dos países e de suas universidades no contexto atual do mundo globalizado: a necessidade de se internacionalizar para sobreviver, a necessidade de internacionalizar as universidades do pais para assegurar sua sobrevivência como nação independente, participar da economia do conhecimento que já se anuncia e contribuir para a solução dos seus problemas e dos problemas regionais e globais.

O foco principal do artigo foi comparar a política e as ações de internacionalização da universidade brasileira do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003 -2010) com as do governo Dilma Rousseff (2011-2016) no âmbito do bloco dos BRICS. Como manifestam as autoras, a pesquisa

utilizou o conceito de política de internacionalização universitária como sendo o conjunto de discursos e programas promovidos pelo governo com o intuito de promover relações e ações de cooperação acadêmica e científica com os outros países” (MOREIRA; RANINCHESKI, 2018, p. 8).

As autoras relatam que a política e as ações de internacionalização da educação superior brasileira negociadas pelo governo Lula com os países do bloco dos BRICS asseguraram mais acordos de cooperação com reciprocidade do que as negociadas pelo governo Dilma. Ou seja, os acordos do governo Lula foram mais vantajosos para o Brasil do que os do governo Dilma que foram mais generosos com alguns membros do bloco.

Além da análise e comparação das políticas e ações dos dois governos do PT em relação à internacionalização da universidade brasileira dentro do bloco dos BRICS, as autoras tecem também breve confronto entre alguns aspectos da educação superior e da internacionalização das universidades dos países do bloco, e o desempenho do Brasil nas dimensões comparadas foi apenas satisfatório e abaixo de suas potencialidades, considerando-se os mais de cinquenta anos da implantação da superestrutura da pós-graduação nas universidades brasileiras.

REFERÊNCIAS

MOREIRA, Larissa Cristina Dal Piva; RANINCHESKI, Sonia Maria. Análise da internacionalização da educação superior entre países emergentes: estudo de caso do Brasil com os demais países membros dos BRICS. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019001, set. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652804/18628. Acesso em: 21 nov. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652804.

MOREIRA, Larissa Cristina Dal Piva. Análise do processo de internacionalização universitária entre países emergentes: estudo de caso do Brasil com os demais países membros dos BRICS durante os Governos Lula e Dilma.  2018.  416 f. : il.  Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/182390. Acesso em: 21 nov. 2018.

COMO CITAR ESTE POST

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Artigo sobre Análise da internacionalização da educação superior entre países emergentes: Estudo de caso do Brasil com os demais países membros dos BRICS é destaque na Rev. Inter. Educação Superior do Portal. Blog PPEC, Campinas, S, v.11, n.1, nov. 2018. ISSN 2526-9429. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2018/11/15/714-camilo/ . Acesso em: dia mês abreviado ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.