Notas de Leitura

Notas de Leitura

Narrativas amazônicas:  histórias de acadêmicos licenciandos com deficiência em tempos de pandemia de Carla Vilaronga e Carla Mendonça – artigo publicado na Revista Internacional de Educação Superior – v. 11, 2025

Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Gostaria de destacar um artigo publicado no volume 11 (2025) na Revista Internacional de Educação Superior – RIESup – de Carla Ariela Rios Vilaronga e Carla Andréa Sampaio Mendonça intitulado “Narrativas amazônicas:  histórias de acadêmicos licenciandos com deficiência em tempos de pandemia”.   

Para aqueles/aquelas que pretendem acessar uma análise mais expandida desta pesquisa original e extremamente necessária no nosso meio universitário, acessem o volume 11 da Revista Internacional de Educação Superior.  Nesta nota de leitura pretendemos apenas apresentar as ideias principais trazidas pelas autoras e destacadas neste debate de extrema relevância para a Pedagogia Universitária e para as Políticas de Formação Docente na Educação Especial.

Não podemos deixar de frisar a relevância social desta discussão para a área da Educação Superior pois debate as repentinas transformações ocorridas no ambiente educacional da Amazónia no período pandêmico. As autoras optaram por trazer narrativas de trajetórias   acadêmicas vivenciadas por alunos das licenciaturas com deficiência, de uma universidade pública do território delimitado.

Se faz mister destacar que este artigo traz uma problemática extremamente atual e polêmica tendo como sujeitos acadêmicos, os alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa tendo como foco a construção de narrativas baseadas na história oral, história de vida dos protagonistas entrevistados. 

Vale a pena ressaltar que a forma como as autoras construíram a discussão nos leva a uma viagem mental para a realidade que está sendo debatida. Além disso, o texto é didático, bem escrito e com detalhes imprescindíveis para a compreensão do objetivo que se propuseram desenvolver.  O roteiro utilizado nas entrevistas possui questões que vão ao encontro da proposta de investigação construída pelas pesquisadoras.

As observações trazidas nos resultados são profundas, com pontos positivos identificados e obstáculos citados que vão para além da realidade de formação docente encontrada no Amazonas, nos possibilitando uma reflexão necessária no chão das licenciaturas das nossas Instituições de Educação Superior. Vale a pena, conferir!

Os cursos de formação de professores vêm sofrendo inúmeras transformações no que tange às novas exigências das leis e diretrizes curriculares, com propostas vão desde a reestruturação de cursos até a possibilidade de o trabalho docente ser por competências. A ênfase da discussão tem estado centrada, em grande parte, na prática pedagógica dos professores e seus saberes.

A leitura vai nos mostrar, segundo as autoras, que “de acordo com Carvalho Filha (2017), é preciso considerar que a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior representa ainda hoje um grande desafio para toda a comunidade universitária”.

Na verdade, ao falarmos sobre formação de professores, estamos trazendo para debate aspectos relacionados às licenciaturas, à concepção de educação, de ensino superior, aos saberes que constituem o magistério.

Fazendo uma reflexão sobre os dados apresentados e debatidos neste artigo, podemos concluir no final da leitura, que as autoras defendem que estas ações demonstradas nos resultados da investigação podem nos levar a crença de uma mudança, ou seja, uma outra cultura institucional nos cursos de formação de professores. Estas transformações seriam, de certa maneira, mais qualitativas, a fim de debaterem sobre os desafios propostos pela nova conjuntura histórica pós pandemia, em um processo continuo de construção de conhecimento cientifico tendo como foco a inclusão dos portadores de deficiência na educação superior para além da formação docente. 

Nada mais me resta a não ser desejar ao leitor uma profícua reflexão provocada pelas ideias expostas neste artigo! Vale a pena conferir!  

Referências

CARVALHO FILHA, F. S. S. et al. Inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino superior: desafios e perspectivas. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n2.05.p53.

VILARONGA, C. A. R.; MENDONÇA, C. A. S. Narrativas amazônicas: histórias de licenciandos com deficiência em tempos de pandemia. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, e025018, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673059.

Como citar o post:

ALMEIDA, M. L. P. de. Notas de leitura: “Narrativas amazônicas:  histórias de acadêmicos licenciandos com deficiência em tempos de pandemia” de Carla Vilaronga e Carla Mendonça – artigo publicado na Revista Internacional de Educação Superior – volume 11, 2025. Blog PPEC, Campinas, SP, v.8, e024001. ISSN 2526-9429. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2024/02/23/notas-de-leitura/ . Acesso em: dia Mês abreviado ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.