Resumo
Neste artigo, pretendo primeiramente expor a teoria sobre o metro proposta por Nigel Fabb & Morris Halle, em Meter in Poetry: A new theory (CUP, 2008), para, em seguida, aplicar seu aparato conceitual a versos decassílabos da tradição poética portuguesa e brasileira, tendo como base versos desde Sá de Miranda até Januário da Cunha Barbosa, indo do século XVI ao XIX, com objetivo de ampliar as análises de Fabb & Halle, que consideraram apenas muito brevemente versos em português em seu estudo, e propor uma explicação para a diversidade acentual do decassílabo, demonstrando como o metro decassílabo, de natureza iâmbica, ou seja, com acentuação em sílabas pares, comporta acentos em sílabas ímpares. Após a aplicação da teoria de Fabb & Halle ao metro português, pretendo ainda discutir as falhas e lacunas apontadas pelas diversas revisões que recebeu o trabalho desses linguistas, em especial, confrontando os resultados da aplicação da teoria com as propostas de solução da métrica tradicional, para, ao final, destacar as possibilidades de trabalho com a nova teoria e entrever seus limites, sempre com ênfase no metro decassílabo português.
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