A teoria do metro de Fabb & Halle e o decassílabo português

Autores

  • Beethoven Barreto Alvarez Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/cel.v56i1.8636528

Palavras-chave:

Fonologia gerativa. Teoria do metro poético. Decassílabo.

Resumo

Neste artigo, pretendo primeiramente expor a teoria sobre o metro proposta por Nigel Fabb & Morris Halle, em Meter in Poetry: A new theory (CUP, 2008), para, em seguida, aplicar seu aparato conceitual a versos decassílabos da tradição poética portuguesa e brasileira, tendo como base versos desde Sá de Miranda até Januário da Cunha Barbosa, indo do século XVI ao XIX, com objetivo de ampliar as análises de Fabb & Halle, que consideraram apenas muito brevemente versos em português em seu estudo, e propor uma explicação para a diversidade acentual do decassílabo, demonstrando como o metro decassílabo, de natureza iâmbica, ou seja, com acentuação em sílabas pares, comporta acentos em sílabas ímpares. Após a aplicação da teoria de Fabb & Halle ao metro português, pretendo ainda discutir as falhas e lacunas apontadas pelas diversas revisões que recebeu o trabalho desses linguistas, em especial, confrontando os resultados da aplicação da teoria com as propostas de solução da métrica tradicional, para, ao final, destacar as possibilidades de trabalho com a nova teoria e entrever seus limites, sempre com ênfase no metro decassílabo português.

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Beethoven Barreto Alvarez, Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2014-06-24

Como Citar

ALVAREZ, B. B. A teoria do metro de Fabb & Halle e o decassílabo português. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 56, n. 1, p. 141–180, 2014. DOI: 10.20396/cel.v56i1.8636528. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636528. Acesso em: 6 fev. 2023.