Banner Portal
A COERÊNCIA ENTRE PROPOSIÇÕES: SEU PAPEL NA COMPREENSÃO
PDF

Como Citar

POERSCH, José Marcelino. A COERÊNCIA ENTRE PROPOSIÇÕES: SEU PAPEL NA COMPREENSÃO. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, p. 165–180, 2012. DOI: 10.20396/cel.v26i0.8636820. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636820. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

-
https://doi.org/10.20396/cel.v26i0.8636820
PDF

Referências

BROWN, G. & YULE, G. Discourse analysis. London, Cambridge University Press, 1984.

GARROT, Simon & SANFORD, Anthony. Interpreting anaphoric relations: the integration of semantic information while reading: Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 16: 77-90, 1977.

HAVILAND, Susan E. & CLARK, Herbert H. What's new? Acquiring new information as a process in comprehension. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 13: 512-521, 1974.

HALLIDAY, M.A.K. & HASAN, R. Cohesion in English. London, Longman, 1976.

HIRSCH, E.D. The philosophy of composition. Chicago, The University of Chicago Press, 1977.

IRWIN, Judith Westphal. Fifth grade Readers: Comprehension of explicit and implict connective propositions. Journal of Reading Behavior, 11 (3): 261-271, 1979.

KINTSCH, W. The representation of meaning in memory. Hillsdale, Erlbaum, 1974.

KINTSCH, W. Learning from text. Cognition and Instruction, 3 (2): 87-108, 1986.

KINTSCH, W. & MILLER, J.R. Readability: a view from Cognitive Psychology. In: FLOOD, J. (ed), Understanding reading comprehension: cognition, language, and the structure of prose. Newark (Delaware), International Reading Association, 1984. pag. 220-232.

KINTSCH, W. & DIJK, T.A. Toward a model of text conprehension and production. Psychological Review, 85: 363-394, 1978.

POERSCH, José Marcelino. Aspectos lingüísticos envolvidos no ensino de leitura. Educação, Porto Alegre, PUCRS, (3): 45-54, 1979.

POERSCH, José Marcelino. O processo instrucional de leitura e os níveis de articulação Lingüística. Letras de Hoje, Porto Alegre, PUCRS, (46): 7-19, dez. 1981.

POERSCH, José Marcelino e PORTO AMARAL, Marisa. Como as categorias textuais se relacionam com a compreensão em leitura. VERITAS, Porto Alegre, PUCRS, 35 (133): 77-89, 1989.

SPENCER, Herbert. The Philosophy of style. Westminster Review. 1952.

TAYLOR, Wilson L. CLOZE procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, 30 415-433, Fall, 1953.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.