Banner Portal
Ingedore Koch e os segredos do texto
PDF

Palavras-chave

Linguística.

Como Citar

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Ingedore Koch e os segredos do texto. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 44, p. 11–20, 2011. DOI: 10.20396/cel.v44i0.8637062. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637062. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Estes são os dois primeiros parágrafos do humano, rico e denso Memorial de Ingedore Grünfeld Villaça Koch preparado para o Concurso de Professor Titular de Lingüística no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em dezembro de 1999. Na realidade, meu contato com essa história começa vinte antes, quando aprendi a conhecê-la no início dos anos oitenta, no Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi uma agradável descoberta para mim encontrar ali uma interlocutora com os mesmos interesses e que se tornaria uma grande amiga. Surpreendente naquele momento foi conhecer alguém que dominava com perfeição o idioma alemão, o que lhe dava a imensa vantagem de trazer para o nosso meio lingüístico idéias de autores desconhecidos por brasileiros. Lia e citava já naquele tempo os trabalhos de Roland Harweg, Elizabeth Gülich, Harald Weinrich, Paul Hartmann e muitos outros ignorados por aqui. Desde então não paramos de interagir, seja em intensa correspondência pessoal, projetos de pesquisa conjuntos, mesas-redondas em congressos, bancas examinadoras, cursos em parceria e trabalhos produzidos em co-autoria. Isto me deu o privilégio de conhecer mais de perto esta notável figura humana em todos os sentidos. E é sobre este belo ser humano que vou falar aqui. 

https://doi.org/10.20396/cel.v44i0.8637062
PDF

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.