Banner Portal
‘…And yes, i was in the building’ (9-11-2001): thematic selections in personal recounts of a tragedy
PDF

Palavras-chave

Linguística.

Como Citar

RECSKI, Leonardo Juliano. ‘…And yes, i was in the building’ (9-11-2001): thematic selections in personal recounts of a tragedy. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 46, n. 1, p. 111–120, 2011. DOI: 10.20396/cel.v46i1.8637162. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637162. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Em lingüística sistêmica, a estrutura temática é vista como o ponto de partida para a manifestação de experiências em uma oração. A estrutura temática é empregada por escritores a fim de prover uma base estrutural para o seu discurso, que pode se relacionar ao que o antecede, ou oferecer uma indicação sobre o que vem a seguir. Este artigo investiga quatro narrativas pessoais do trágico atentado de 9 de Setembro de 2001 a fim de sumarizar como elas são tipicamente caracterizadas em relação às informações contidas em seus Temas. Os resultados demonstram que com relação a características gramaticais e lexico-semânticas, os Temas nestas narrativas são fundamentalmente estruturados para apresentar eventos seqüenciais e priorizar quando as coisas acontecem, onde os eventos ocorrem e quem está envolvido. Com base nos resultados, sugere-se que a compreensão de como o ordenamento de elementos lingüísticos funciona, em diferentes gêneros em inglês, na condução dos leitores e na sinalização e organização de significados, pode oferecer a escritores uma ferramenta importante para criar e gerenciar os significados de seus textos.
https://doi.org/10.20396/cel.v46i1.8637162
PDF

Referências

BERRY, Margarett. (1995). Thematic options and success in writing. In. GHADESSY, M. (ed) Thematic Development in English Text. London: Pinter Publishers.

BROWN, Gillian & YULE, George. (1983). Discourse Analysis. Cambridge: Cambridge University Press.

BUTT, David; FAHEY, Rhondda; FEEZ, Susan; SPINKS, Sue & YALLOP, Colin. (2001). Using Functional Grammar: An Explorer’s Guide. Sydney: Macquaire University.

EGGINS, Jennifer. (1994). Introduction to Systemic Functional Linguistics. London: Pinter Publishers.

FRANCIS, Gil. (1989). Thematic selection and distribution in written discourse. Word Vol.40: 201-21.

FRIES, Peter. (1981/1983). On the status of Theme in English: arguments from discourse, Forum Linguisticum 6.1; reprinted in revised form in PETÖFI, Janos. S.; SÖZER, Emel (eds.), Micro and Macro Connexity of Texts. Hamburg: Helmut Buske.

FRIES, Peter. (1992). Structuring information in written English text. Language Sciences Vol.14(4): 461-88.

FRIES, Peter. (1995). A personal view of Theme, In. GHADESSY, M. (ed) Thematic Development in English Text. London: Pinter Publishers.

GOATLY, Andrew. (1995). Marked Theme and its interpretation in A.E. Housman’s A Shropshire Lad’, In. GHADESSY , M. (ed) Thematic Development in English Text. London: Pinter Publishers.

HALLIDAY, M.A.K. (1985). An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arrnold.

HALLIDAY, M.A.K. (1994). An Introduction to Functional Grammar. 2nd Edition. London: Edward Arrnold.

LABOV, William. (1972). The study of Language in its Social Context’. GIGLIOLI, P.P (ed.) Language and Social Context, pp. 283-307.

Harmondsworth: Penguin.

MARTIN, Jim. (1992). English Text: System and Structure, Amsterdam: John Benjamins.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.