Banner Portal
A questão do conceito de unidade em saussure e sua relação com a fala da criança com gagueira
PDF

Palavras-chave

Gagueira. Corpo. Linguagem.

Como Citar

CURTI, Maria Teresa Teani de Freitas. A questão do conceito de unidade em saussure e sua relação com a fala da criança com gagueira. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 52, n. 1, p. 103–114, 2011. DOI: 10.20396/cel.v52i1.8637205. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637205. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho, propõe-se discutir questões linguísticas concernentes à gagueira, considerando-a em relação à fluência/disfluência, vistas aqui como fenômenos distintos, porém relacionados. Na clínica da linguagem, observa-se que a fala com gagueira produz efeito de estranhamento em quem a escuta. Tal efeito dá-se pela “dificuldade” verificada em uma fala, em que unidades são desfeitas e refeitas até a cessação completa do problema, quando o paciente, por exemplo, canta, recita ou representa, brincando ou falando de si para a terapeuta. Na abordagem do fenômeno da fala com gagueira, considera-se aqui que o acontecimento de uma fala, ainda que gaga, é instância na qual se dá o jogo de relações que produz unidades, revelando-se submetida às leis de composição interna da linguagem. A concepção de Saussure, de que unidades são efeito de relações e que sua determinação é reconhecida como problema complexo, abala o que é comum na clínica fonoaudiológica, para a qual a linguagem é tomada como objeto a conhecer e então passível de correção pontual, com base nas unidades possíveis na língua. Na fala com gagueira, as unidades se desfazem e se refazem, dando visibilidade a um fenômeno de linguagem que convoca uma discussão sobre a questão das unidades linguísticas. Esta conduz a admitir, de início, a ordem própria da língua, bem como uma definição de sujeito compatível com essa admissão. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir criticamente sobre o fenômeno linguístico em jogo na fala com gagueira e problematizar aspectos das descrições do fenômeno na literatura e na clínica fonoaudiológica (PEREIRA, 2003). Estas, mesmo admitindo seu caráter linguístico, não consideram o sintoma na fala como fato de língua e, tampouco, consideram a singularidade da relação do sujeito como falante de uma língua.

https://doi.org/10.20396/cel.v52i1.8637205
PDF

Referências

ALBANO, E. C. O Gesto e suas Bordas. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

ANDRADE, L. “Captação ou Captura - considerações sobre a relação do sujeito à fala”. In: LIER-DE VITTO, M. F. e ARANTES, L. (orgs.) Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC, FAPESP, 2006, p. 201-218.

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral. Campinas: Pontes, 1976.

BOUQUET, S. Introdução à Leitura de Saussure. São Paulo: Cultrix, 1997.

CURLEE, R. F. e SIEGEL, G. M. Nature and treatment of Stuttering. Second edition, 2001.

DE LEMOS, C. T. G. Sobre a Aquisição da Linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin, 3. Recife: Ed. UFP, 1982.

DE LEMOS, C. T. G. Interacionismo e aquisição de linguagem. D.E.L.T.A., vol. 2, n. 2, 1986.

DE LEMOS, C. T. G. “A criança com (o) ponto de interrogação”. In: Aquisição de linguagem, questões e análises. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 39-50.

DE LEMOS, C. T. G. As vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Lingüísticos, v. 42. Campinas: Editora da Unicamp, 2002, p. 41-69.

FONTAINE, A. A implantação do significante no corpo. Tradução Viviane Veras. In: Revista Literal, v. 5. Escola de Psicanálise de Campinas, 2002, p. 145-168.

FOUCCAULT, M. “O Ruído das Coisas Ditas”. In: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Coleção Dito & Escritos III. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2009, p. 306.

LEMOS, M. T. A língua que me falta: uma análise dos estudos em aquisição de linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

CURTI – A questão do conceito de unidade em saussure e sua relação...

LIER-DE VITTO, M. F. e ARANTES, L. (orgs.) “Patologias da linguagem: sobre as ‘vicissitudes de falas sintomáticas’”. In: Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: Educ/FAPESP, 2006.

LIER-DE VITTO, M. F. “Patologias da Linguagem: subversão posta em ato. Apontamentos sobre o corpo da linguagem”. In: LEITE, N. V. de A. Corpolinguagem: gestos e afetos. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

LIER-DE VITTO, M. F. “Sobre a posição do investigador e a do clínico frente a falas sintomáticas”. In: Letras de Hoje, v. 39. Porto Alegre: Edicpcrs, 2004, p. 47-60.

LIER-DE VITTO, M. F. & CARVALHO, G. M. M. “Interacionismo: um esforço de teorização em Aquisição de Linguagem”. In: FINGER, I. & QUADROS, R. Teorias de Aquisição da Linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC; no prelo.

PEREIRA DE CASTRO “Sobre a constituição dos corpora no campo da aquisição da linguagem”. In: Revista Organon, nº 46, vol. 23. Porto Alegre: UFRGS, 2009, p. 15-25.

PEREIRA, M. Análise Linguística da Gagueira. Tese de doutorado. Minas Gerais: Editora AM3, 2003.

PISANESCHI, É. Gagueira: disfluência sintomática. Dissertação de mestrado. São Paulo: PUC, 2001.

PORGE, La sexion clinique. In : Psychanalyse n. 7: La clinique Psychanalytique Contemporaine : Érès Editions, octobre, 2006, p. 5-25. A Sexão Clínica, tradução Sandra Dias Loguercio. Porto Alegre, novembro de 2006.

SCARPA, E. “Sobre o sujeito fluente”. In: Cadernos de estudos linguísticos, 29. Campinas: Ed. UNICAMP, 1995, p. 163-184.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1969/1971.

SAUSSURE, F. Escritos de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2002.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.