Banner Portal
A criança e a prosódia: uma retrospectiva e novos desenvolvimentos
PDF

Palavras-chave

Linguística.

Como Citar

SCARPA, Ester Mirian. A criança e a prosódia: uma retrospectiva e novos desenvolvimentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 47, n. 1/2, p. 19–28, 2011. DOI: 10.20396/cel.v47i1/2.8637267. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637267. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

This is a retrospective of my former work on the acquisition of prosody and specifically the role of the double face of prosody in acquisition is revisited. Also revisited are the notions of discontinuity and continuity by Jakobson and their insuing misinterpretations in the literature in further work on aphasia and
phonology acquisition. Finally an approximation of the concepts of continuity/discontinuity and double face of prosody with “double vocation” by Didier-Weill is proposed.
https://doi.org/10.20396/cel.v47i1/2.8637267
PDF

Referências

CAVALCANTE, M. B. (1999). Da voz à língua: a prosódia materna e o deslocamento do sujeito na fala dirigida ao bebê. Tese de doutorado inédita. IEL, Universidade Estadual de Campinas.

D’ANGELIS, W. (2002). O alinhamento pró-Estados Unidos da Fonologia no Brasil. In: IX International Conference on History of Language Sciences. São Paulo, USP; Campinas, UNICAMP, 27 a 30 de agosto de 2002.

DIDIER-WEILL, A . (1999). Invocações. Dionísio, Moisés, São Paulo e Freud. Rio de Janeiro, Companhia de Freud Editora.

GEBARA, E.M.S. (1984). The development of intonation and dialogue processes in two Brazilian children. Tese de doutorado inédita. Universidade de Londres.

JAKOBSON, R. (1941). Child language, aphasia and phonological universals. Haia, Mouton (tradução para o inglês em 1968).

DE LEMOS, C. (2002). Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Lingüísticos, nº 42. Campinas, IEL/UNICAMP.

DE LEMOS, C. (1999). A criança com(o) ponto de interrogação. In: LAMPRECHT, R. (org.). Aquisição da Linguagem. Questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS.

DE LEMOS, C. (1992). Los procesos metafóricos y metonímicos como mecanismo de cambio. Substratum I.

LIER-DE VITTO, M.F. (1998). Os monólogos da criança: delírios da língua. São Paulo: EDUC/ FAPESP.

OLLER, D.K. (1976). Infant vocalizations: a linguistic and speech scientific perspective. Miniseminar for the American Speech and Hearing Association, Houston.

SCARPA, E.M. (1985). Intonação e processos dialógicos: fusão ou diferenciação? In: DE LEMOS, C. T. G. (org.) Aquisição da Linguagem. Série Estudos. Faculdades Integradas de Uberaba, p. 56-74.

SCARPA, E.M. (2003). Prosody and language loss: a case study on prosodic difficulties in fluent aphasia.In: I PaPI, Lisboa, 11-12 de junho de 2003.

SCARPA, E.M. (1999). Sons preenchedores e guardadores de lugar: relações entre fatos sintáticos e fatos prosódicos. In: SCARPA, E. M. (org). Estudos de Prosódia. Campinas: Editora da UNICAMP, p. 253-284.

SCARPA, E.M. (1995). Organizações rítmicas na fala inicial. Anais do IX Encontro Nacional da ANPOLL, Universidade Federal da Paraíba, p. 1260-1266 .

SCARPA, E.M. (1990). Intonation and dialogue processes in early speech. In: CONTI-RAMSDEN & SNOW, C. (orgs.). Children’s Language, v. 7. Hillsdale, N.J, Lawrence Erlbaum Ltd., p. 147-169.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.