Banner Portal
Notas sobre o nome próprio na aquisição da escrita
PDF

Palavras-chave

Linguística.

Como Citar

BOSCO, Zelma Regina. Notas sobre o nome próprio na aquisição da escrita. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 47, n. 1/2, p. 99–108, 2011. DOI: 10.20396/cel.v47i1/2.8637274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637274. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

This paper proposes a reflection on the writings composed by letters of the child’s own name. It seems that fragments composed by the child’s own name show its writing constitution as an effect of the language. We entend to point out the necessity for discussing the statute of the proper name based on the relation between the child and its writing. These writings were produced by children aged 4 to 5 years.
https://doi.org/10.20396/cel.v47i1/2.8637274
PDF

Referências

BOSCO, Z.R. (1999). No jogo dos significantes, a infância da letra. Dissertação de Mestrado em Lingüística, defendida no IEL/Unicamp e publicada em 2002 pela Campinas: Editora Pontes/FAPESP.

CALIL, E. (1995). Autoria - (E)feito de relações inconclusas. Tese de Doutorado em Lingüística. Campinas: IEL da Unicamp.

FERREIRO, E. (1987). Os processos construtivos de apropriação da escrita. In: FERREIRO, E. & PALACIO, M. G. Os processos de leitura e escrita – novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas.

FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. (1979). Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre:Artes Médicas.

HILDRET, G. (1936). Developmental sequences in name writing. In: Child developmental, vol. 7, p. 291-303.

LEMOS, C.T.G. (1992). Los procesos metafóricos y metonímicos como mecanismos de cambio. Substratum. Madrid, vol.1, n. 1, p. 103-120.

LEMOS, C.T.G. (1997) Native speaker’s intuitions and a metalinguistics abilities: what do they have in common from the point of view of language acquisition?. Cadernos de Estudos Lingüísticos. Campinas: IEL da Unicamp, n. 33, p. 5-14.

LEMOS, C.T.G. (2001). Sobre fragmentos e holófrases. Anais do Encontro LEPSI. São Paulo: USP, p. 45-52.

LURÇAT, L. (1974). Études de l’acte graphique. Paris:Mouton.

MILNER, J.C. (1987). O amor da língua. Porto Alegre: Artes Médicas.

MOTA, S.B.V. (1995). O quebra-cabeça – a instância da letra na aquisição da escrita. Tese de Doutorado em Psicologia da Educação. São Paulo: PUC.

PEREIRA DE CASTRO, M.F. (1998). Língua Materna: palavra e silêncio na aquisição da linguagem. In: JUNQUEIRA FILHO, L.C.U., Silêncios e luzes: sobre a experiência psíquica do vazio e da forma. São Paulo: Casa do Psicólogo.

PEREIRA DE CASTRO, M.F. (2003). Apontamentos sobre o corpo da linguagem. In: LEITE, N.V.A . (org.) CorpoLinguagem: gestos e afetos. Campinas: FAEP/Mercado de letras.

SAUSSURE, F. (1974). Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix

STAROBINSKI, J. (1974). As palavras sob as palavras: os anagramas de Ferdinand de Saussure. São Paulo: Perspectiva.

TEBEROSKY, A. (1991). Aprendendo a escrever. São Paulo:Ática.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.