Banner Portal
Elementos discursivos da governamentalidade do corpo das populações em enunciados midiáticos sobre a AIDS, nos anos 1980
PDF

Palavras-chave

Discurso. Aids. Governamentalidade

Como Citar

SANCHES, Hoster Older; BARBOSA, Pedro Luis Navarro. Elementos discursivos da governamentalidade do corpo das populações em enunciados midiáticos sobre a AIDS, nos anos 1980. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 57, n. 2, p. 141–156, 2015. DOI: 10.20396/cel.v57i2.8642398. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8642398. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em 1987, o jornal Folha de S.Paulo, diário impresso de notícias, fez circular uma vasta produção discursiva cuja temática era a aids. O mês de junho desse jornal apresentou uma sequência de discursos políticos voltados ao crescimento da contaminação do vírus HIV em todo o mundo. Uma análise voltada para essa história de curta duração dá visibilidade à governamentalidade do corpo da população, tema deste artigo.  Para tanto, buscou-se, no acervo digitalizado desse periódico, o registro de discursos sobre o acontecimento da aids na segunda metade da década de 1980. A partir da constituição e da descrição desse corpus, pode-se compreender como o governo dos corpos é enunciado e como esse enunciado é materializado, em notícias e em reportagens. A fundamentação teórica do trabalho está alicerçada em pressupostos teóricos de Michel Foucault, especialmente no que tange aos estudos sobre enunciado, governo e poder. Observa-se que Estado deve saber tudo sobre as práticas dessas populações e dos indivíduos, especialmente, as inerentes à sexualidade, que se configuram como objeto, nos termos de Foucault, de um “controle-repressão”. A produção de saberes sobre a aids ocorre em meio ao exercício desse poder governamental e da resistência que a ele é feita. Nesse jogo discursivo, ressalta-se uma preocupação em conhecer o estado biológico de cada população, sendo algumas o foco de atuação do poder político, como a população homossexual e a carcerária. Observa-se que a governamentalidade do corpo do indivíduo e das populações é prioridade do Estado com a realidade da aids; em vista disso, o corpo da população de estrangeiros, de homossexuais e de prisioneiros é mantido sob o olhar clínico e político do Estado e da ciência, a fim de identificá-lo e separá-lo. O Estado, portanto, submete o corpo do portador do vírus HIV a relações de poder/saber e resistência presentes nas tramas sociais.

https://doi.org/10.20396/cel.v57i2.8642398
PDF

Referências

DOSSE, F. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. Trad. Ivone C. Beneditti. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.

FERNANDES, C. A. Discurso e sujeito em Michel Foucault. Editora Intermeios. São Paulo, 2012.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 8a edição. Editora: Forense Universitária. Rio de Janeiro, 1972.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução. Maria Tereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 21a reimpressão. Editora Graal. Rio de Janeiro, 1988.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Adalberto de O. Souza. Série Apontamentos no 29. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1995.

FOUCAULT, M. O Nascimento da Clínica. Tradução Roberto Machado. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. 3a edição. Tradução: Márcio Alves da Fonseca. Editora WMF Martins Fontes. São Paulo, 2010.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25a edição. Editora Graal. São Paulo, 2012.

http://acervo.folha.com.br/fsp.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.