Para além do signo “saussuriano”: os transbordamentos do sentido em Saussure e Lacan

Palavras-chave: Signo. Manuscritos saussurianos. Lalangue.

Resumo

Trata-se de examinar em que medida a descoberta de um “outro Saussure” permite também reatualizar a recepção/circulação dos conceitos fundamentais da linguística moderna, focando-se na noção flutuante e enigmática de signo de Jacques Lacan no início dos anos 1970. Enquanto Lacan, nesse período, parece romper tanto com os paradigmas tradicionais da linguística estruturalista, quanto com o conceito (pós-)saussuriano de signo, a hipótese proposta nesse trabalho é que a psicanálise nunca se encontrou tão íntima da conceituação (proto-)saussuriana do signo. Entre rabiscos, riscas e risco teórico, propõe-se ler o Lacan da ‘‘Linguisteria’’ junto com o Saussure dos Manuscritos. Deste modo, e para além dos comentários já realizados sobre a retomada-subversão lacaniana da dupla significante/significado, tenta-se destacar uma noção de signo dividida e viva, resistente aos binarismos congelados por uma leitura do Curso de Linguística Geral ignorante da sua gênese inquieta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie-Lou Thérèsa Mariette Lery-Lachaume, Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Filosofia na École Normale Supérieure de Lyon, na França. Doutoranda em torno na obra de Jacques Lacan, orientada pela abordagem psicanalítica no Departamento de Linguistica do Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp.

Referências

Em Saussure:

SAUSSURE, F. Cours de linguistique générale. Édition critique par Tullio de Mauro. Paris: Saint-Germain, 1995.

SAUSSURE, F. Escritos de linguística geral. São Paulo, SP : Cultrix, 2004.

SAUSSURE, F. Manuscritos: Archive de Saussure 372 – De l’essence double du langage.

Em Lacan:

LACAN, J. (1973) “Introdução à edição alemã de um primeiro volume dos Escritos”. In: Outros Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003, p. 550-556.

Fontes secundárias:

LEMOS, Claudia. “O Curso de Linguística Geral no retorno de Lacan a Freud”. In: Saussure, 100 anos depois, Revista Cult, n°216. São Paulo: 2016, p. 58-61.

MILLER, J-A. L’orientation lacanienne. “La fuite du sens” (1995-1996), enseignement prononcé dans le cadre du département de psychanalyse de l’université Paris VIII, inédit.

SILVEIRA, Eliane, Mara. As marcas do movimento de Saussure na fundação da linguística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

Publicado
2019-02-13
Como Citar
Lery-Lachaume, M.-L. T. M. (2019). Para além do signo “saussuriano”: os transbordamentos do sentido em Saussure e Lacan. Cadernos De Estudos Lingüísticos, 61, 1-11. https://doi.org/10.20396/cel.v61i1.8653668