Para além do signo “saussuriano”

os transbordamentos do sentido em Saussure e Lacan

Palavras-chave: Signo, Manuscritos saussurianos, Lalangue.

Resumo

Trata-se de examinar em que medida a descoberta de um “outro Saussure” permite também reatualizar a recepção/circulação dos conceitos fundamentais da linguística moderna, focando-se na noção flutuante e enigmática de signo de Jacques Lacan no início dos anos 1970. Enquanto Lacan, nesse período, parece romper tanto com os paradigmas tradicionais da linguística estruturalista, quanto com o conceito (pós-)saussuriano de signo, a hipótese proposta nesse trabalho é que a psicanálise nunca se encontrou tão íntima da conceituação (proto-)saussuriana do signo. Entre rabiscos, riscas e risco teórico, propõe-se ler o Lacan da ‘‘Linguisteria’’ junto com o Saussure dos Manuscritos. Deste modo, e para além dos comentários já realizados sobre a retomada-subversão lacaniana da dupla significante/significado, tenta-se destacar uma noção de signo dividida e viva, resistente aos binarismos congelados por uma leitura do Curso de Linguística Geral ignorante da sua gênese inquieta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie-Lou Thérèsa Mariette Lery-Lachaume, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Filosofia na École Normale Supérieure de Lyon, na França. Doutoranda pelo Departamento de Linguistica do Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp.

Referências

Em Saussure:

SAUSSURE, F. Cours de linguistique générale. Édition critique par Tullio de Mauro. Paris: Saint-Germain, 1995.

SAUSSURE, F. Escritos de linguística geral. São Paulo, SP : Cultrix, 2004.

SAUSSURE, F. Manuscritos: Archive de Saussure 372 – De l’essence double du langage.

Em Lacan:

LACAN, J. (1973) “Introdução à edição alemã de um primeiro volume dos Escritos”. In: Outros Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003, p. 550-556.

Fontes secundárias:

LEMOS, Claudia. “O Curso de Linguística Geral no retorno de Lacan a Freud”. In: Saussure, 100 anos depois, Revista Cult, n°216. São Paulo: 2016, p. 58-61.

MILLER, J-A. L’orientation lacanienne. “La fuite du sens” (1995-1996), enseignement prononcé dans le cadre du département de psychanalyse de l’université Paris VIII, inédit.

SILVEIRA, Eliane, Mara. As marcas do movimento de Saussure na fundação da linguística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

Publicado
2019-02-13
Como Citar
Lery-Lachaume, M.-L. T. M. (2019). Para além do signo “saussuriano”. Cadernos De Estudos Lingüísticos, 61, 1-11. https://doi.org/10.20396/cel.v61i1.8653668