Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar discursos produzidos e veiculados pela mídia brasileira contemporânea sobre o que se poderia chamar de as vozes do sucesso midiático. Mais precisamente, são descritos e interpretados os procedimentos de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados no interior do discurso midiático brasileiro que trata manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre em princípio de seu desempenho vocal. Desse modo, ao ser considerado o postulado da Análise do Discurso, formulado por Pêcheux, de que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo no movimento histórico, entende-se que os dizeres acerca da voz de sucesso produzem, concomitantemente, os sentidos e os sujeitos que circulam socialmente. Ante esse quadro estruturante, foi investigado o que se diz e como é enunciada a voz no discurso do sucesso, na atual sociedade brasileira e as diferenças no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no mundo midiático, em específico, quais distinções podem existir no tocante à produção de sentidos das vozes de sucesso midiático quando disseminadas pelo mesmo veículo de difusão. Para tanto, contamos com dois textos da revista Carta Capital, publicados respectivamente em 2013 e em 2015.
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