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Uma análise dos dizeres sobre a voz de sucesso midiático
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Palavras-chave

Análise do Discurso
Mídia
Voz
Sucesso

Como Citar

SOARES, Thiago Barbosa. Uma análise dos dizeres sobre a voz de sucesso midiático. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 62, n. 00, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/cel.v62i0.8654477. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8654477. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar discursos produzidos e veiculados pela mídia brasileira contemporânea sobre o que se poderia chamar de as vozes do sucesso midiático. Mais precisamente, são descritos e interpretados os procedimentos de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados no interior do discurso midiático brasileiro que trata manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre em princípio de seu desempenho vocal. Desse modo, ao ser considerado o postulado da Análise do Discurso, formulado por Pêcheux, de que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo no movimento histórico, entende-se que os dizeres acerca da voz de sucesso produzem, concomitantemente, os sentidos e os sujeitos que circulam socialmente. Ante esse quadro estruturante, foi investigado o que se diz e como é enunciada a voz no discurso do sucesso, na atual sociedade brasileira e as diferenças no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no mundo midiático, em específico, quais distinções podem existir no tocante à produção de sentidos das vozes de sucesso midiático quando disseminadas pelo mesmo veículo de difusão. Para tanto, contamos com dois textos da revista Carta Capital, publicados respectivamente em 2013 e em 2015.

https://doi.org/10.20396/cel.v62i0.8654477
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