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Ensino de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua portuguesa
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Palavras-chave

Gêneros discursivos
Oralidade
Livros didáticos

Como Citar

STORTO, Letícia Jovelina; BRAIT, Beth. Ensino de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua portuguesa. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 62, n. 00, p. e020015, 2020. DOI: 10.20396/cel.v62i0.8656922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8656922. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o trabalho com gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua portuguesa, a fim de verificar como eles são tratados e como são direcionadas as atividades de produção textual oral. Como corpus, selecionamos e analisamos quatro livros (do 6º ao 9º ano) de uma coleção voltada ao Ensino Fundamental, anos finais. Os materiais observados foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (BRASIL, 2018, 2017). Notamos que a coleção analisada demonstra preocupação com o oral, mas ainda se ressente de embasamento teórico adequado e coerente para o trabalho com a oralidade em sala de aula.

 

https://doi.org/10.20396/cel.v62i0.8656922
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