Banner Portal
O (não) lugar da fonética e da fonologia em livros didáticos brasileiros do ensino fundamental anos finais
PDF

Palavras-chave

Fonética
Fonologia
Livros didáticos

Como Citar

RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti; SÁ, Cristina Manuela. O (não) lugar da fonética e da fonologia em livros didáticos brasileiros do ensino fundamental anos finais. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 62, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20396/cel.v62i0.8660663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8660663. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

Levando em conta: 1) a importância da Fonética e da Fonologia à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos da Educação Básica; 2) o lugar de destaque dos livros didáticos nas salas de aula e 3) o fato de, tradicionalmente, essas áreas fazerem-se presentes de maneira incipiente no currículo escolar, o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por esses campos em livros didáticos brasileiros. A investigação, que está acorada em Cagliari (2009), Camara Jr. (2011), Faraco (2012), entre outros, evidenciou que, nas obras analisadas, os conteúdos das áreas em estudo são tratados de maneira superficial e restritiva; a variação, que se limita ao social, ao regional e ao nível do léxico, é abordada como um mero conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa e não transversaliza os níveis de análise linguística; faltam conteúdos imprescindíveis não apenas à plena compreensão de certos temas que os próprios livros trazem à tona, mas ao conhecimento, por parte dos alunos, do funcionamento da fonética e da fonologia de sua própria língua materna, o que propicia prejuízos de diferentes ordens à sua formação linguística.

https://doi.org/10.20396/cel.v62i0.8660663
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Livros Didáticos 2017. Guia de Livros Didáticos – Língua Portuguesa/Ensino Fundamental Anos Finais. Brasília, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. 11ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.

CÂMARA JR, M. Estrutura da língua portuguesa. 43ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

CÂMARA JR, M. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2011

COSTA, C. L.; Marchetti, G. Para viver juntos: português, 6º ano. São Paulo: Edições SM, 2015.

FIGUEIREDO, L. & Shirley, G. et al. Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. 6º ano. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2015.

RODRIGUES. G. C. & NASCIMENTO, G. R. P. Compreensão de professores de língua portuguesa acerca da natureza de fenômenos relacionados à fonética e à fonologia subjacentes à dificuldade de escrita de estudantes do ensino básico. In: Revista Letras e Letras, vol 32/4-julho/dezembro/2016). Universidade Federal de Uberlândia (MG). Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35380/20441. (pp. 47-64).

RODRIGUES, S. G. C. & SÁ, C. M. A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o Lugar da Fonética e da Fonologia no Ensino Fundamental Anos Iniciais. In: Cadernos de Estudos Linguísticos. Vol 60/3-novembro/2018. Universidade Estadual de Campinas (SP). Disponivel em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/issue/view/1548.

RODRIGUES, S. G. C. e LEAL, T. F. (Orgs). A BNCC em Foco: Discussões sobre Ensino de Língua Portuguesa. In: RODRIGUES, S. G. C. A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o Lugar da Fonética e da Fonologia no Ensino Fundamental Anos Finais. Campinas (SP): Pontes, 2020 (no prelo).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Cadernos de Estudos Lingüísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.