A expressão da temporalidade em narrativas orais de aprendizes iniciantes de português do Brasil L2

um estudo orientado pelo significado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8664497

Palavras-chave:

Temporalidade, Interlíngua, Universais discursivos, Variedade básica

Resumo

As narrativas caracterizam-se principalmente por apresentar uma sequência temporal de eventos semanticamente relacionados, frequentemente intercalados com enunciados que trazem informação de fundo. Denominamos temporalidade a relação de referência temporal que permite a localização dos eventos em uma sequência no tempo. Essa referência é expressa através de diferentes recursos pragmáticos, lexicais e morfológicos. No caso de uma segunda língua, a aquisição da expressão da temporalidade frequentemente se dá em três estágios, nomeados com base nesses recursos. Realizamos uma análise orientada pelo significado de amostras de interlíngua na “variedade básica” de português do Brasil como segunda língua, a partir de narrativas baseadas em um livro infantil, eliciadas de seis aprendizes iniciantes, falantes de diferentes línguas maternas (italiano, holandês, alemão e espanhol). Identificamos a interlíngua de um aprendiz com o estágio pragmático e a dos demais, com o estágio lexical. Como esperado, as amostras dos aprendizes hispano-falantes apresentaram características diferentes das dos demais aprendizes, destacando-se o emprego de morfemas temporais de sua língua materna com radicais do português e a ausência de formas bases previstas para esse estágio. Em síntese, não encontramos tais morfemas em padrões regulares em nenhuma amostra, exceto por formas muito frequentes na língua alvo, adquiridas de maneira não analisada. Ainda assim, concluímos que todas as narrativas foram coerentes e que a proximidade entre uma língua materna e sua língua alvo pôde alterar as características desses estágios considerados universais.

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Biografia do Autor

Aparecida de Araújo Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Linguística Cognitiva. Professora associada na Universidade Federal de Viçosa.

Kelly Yasmin Belarmino Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Keven Xavier do Carmo, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Laviny Vitória Braga Vicente, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Rafael Macário Fernandes, Universidade de São Paulo

Mestrando em Linguística pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-08-17

Como Citar

OLIVEIRA, A. de A.; ALMEIDA, K. Y. B.; CARMO, K. X. do .; VICENTE, L. V. B.; FERNANDES, R. M. A expressão da temporalidade em narrativas orais de aprendizes iniciantes de português do Brasil L2: um estudo orientado pelo significado. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022030, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8664497. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8664497. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção Geral