Efeitos imediatos e de longo prazo de um treinamento perceptual de encontros consonantais iniciados por /s/ na interfonologia do Português do Brasil/Inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8668047

Palavras-chave:

Percepção de inglês, Interfonologia, Aprendizagem e Ensino de inglês, Treinamento perceptual

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do treinamento perceptual na produção de encontros consonantais iniciados por /s/ na interfonologia do português brasileiro/inglês. As hipóteses propunham que haveria melhoria na produção após o treinamento e que tal melhoria também seria encontrada em um teste de retenção após oito meses e em um teste de retenção após doze anos. Além disso, foi levantada a hipótese de que a produção de /s/+soantes permaneceria mais problemática do que a produção de /s/+plosivas após o treinamento. Vinte e três brasileiros que falavam inglês como língua estrangeira com um nível mínimo de proficiência B1 participaram do estudo. Oito deles foram designados a um grupo de controle. Os quinze participantes restantes fizeram um teste que consistiu em tarefas de leitura e uma entrevista antes e depois de um treinamento perceptivo de identificação seguindo uma abordagem de alta variabilidade. Oito meses depois, oito participantes do grupo experimental fizeram um teste de retenção com as mesmas tarefas dos testes anterior e posterior ao treinamento perceptual. Doze anos depois, uma participante fez o teste de retenção novamente. Os resultados indicaram que a produção de encontros consonantais iniciados por /s/ no começo de palavras melhorou significativamente logo após o treinamento e que a melhora também foi encontrada nos testes de retenção de oito meses e de doze anos, mesmo para encontros que não haviam sido treinados. Os resultados indicaram que a produção de /s/+soantes continuou a ser mais problemática do que a de /s/+plosivas e que vozeamento foi o desvio de pronúncia mais persistente na produção dos encontros iniciados por /s/. A transferência da melhora da percepção para a produção pode indicar que existe uma representação mental comum subjacente a ambos os domínios (perceptual e de produção) e que as mudanças no desempenho na produção podem refletir mudanças na representação mental de sons não-nativos.

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Biografia do Autor

Melissa Bettoni, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorado em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Instituto Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

BETTONI, M. Efeitos imediatos e de longo prazo de um treinamento perceptual de encontros consonantais iniciados por /s/ na interfonologia do Português do Brasil/Inglês. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022039, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8668047. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668047. Acesso em: 30 nov. 2022.

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Artigos - Seção Geral