Banner Portal
A consciência metalinguística à luz do THAM2
PDF

Palavras-chave

THAM-2
Consciência metalinguística
Capacidades metalinguísticas

Como Citar

FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro. A consciência metalinguística à luz do THAM2: alguns resultados. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 65, n. 00, p. e023030, 2023. DOI: 10.20396/cel.v65i00.8671334. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8671334. Acesso em: 23 jun. 2024.

Resumo

Muitos autores definem consciência metalinguística enquanto a capacidade de refletir e analisar de forma consciente e intencional os componentes estruturais da linguagem. Para leitores menos avisados, pode ser concetualizada como a capacidade de compreender e revelar a compreensão do que é lido, observado. Esta capacidade, a compreensão, é de inegável importância para todas as tarefas do humano. Consideramos a necessidade de a avaliar, analisar e promover, intervindo. Em Portugal não existem recursos válidos neste domínio. Apresentamos o THAM2 (recurso de origem italiana e já em processo de aferição em Portugal, orientado para meninos(as) dos 9-14 anos de idade), e alguns resultados obtidos (27 sujeitos portugueses, com 9 anos de idade). Embora escassos, os resultados são bastante promissores: a componente linguística do THAM2 foi realizada com maior facilidade por parte dos participantes da amostra, quando comparada com a componente metalinguística. Os intervenientes aderem bem à tarefa, embora demasiado longa. Neste contexto, o THAM2, embora com necessidade de mais estudos e eventuais ajustes, apresenta-se como uma medida fiável da consciência metalinguística, fazendo uma avaliação aprofundada de vários constructos bem definidos, a partir de tarefas que diferem na sua complexidade e dificuldade. A diversidade de capacidades metalinguísticas avaliadas poderá constituir uma vantagem da utilização do instrumento em investigações sobre o tema, e sobre a sua relação com a aprendizagem da leitura e da escrita. da amostra, quando comparada com a componente metalinguística.

https://doi.org/10.20396/cel.v65i00.8671334
PDF

Referências

BARREIRA, L. F. L. Consciência fonológica e ensino da leitura-integração das TIC no desenvolvimento de habilidades metalinguísticas. 2012. Dissertação (Dissertação de Mestrado em Ensino da Leitura e da Escrita) - Escola Superior de Educação, Bragança. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/7952.

BOUTIN, B. A.; FLOQUET, O.; PINTO, M. A.; SIST Eleonora. Orthographic control in relation to metalinguistic awareness: Studies in three different French-speaking contexts.Università di Roma “La Sapienza”, Roma, Jan. 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/367299024_Orthographic_control_in_relation_to_metalinguistic_awareness_Studies_in_three_different_French-speaking_contexts, 2022.

BUESCU, H. C; MORAIS, J; ROCHA, M. R; MAGALHÃES, F. Programa e metas curriculares de português do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.

CASTELO, A. Níveis de consciência fonológica em estudantes do Ensino Superior: um estudo-piloto. In Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística, p. 105-118, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/44260. Acesso em: Dezembro 12, 2023.

COIMBRA, M. D. N. C. T. O círculo da escrita: o texto argumentativo e a consciência (meta) linguística no ensino secundário. (Tese de doutoramento) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2011.

DELGADO, P. N; PINTO, M. A. THAM-2. Test de habilidades metalingüísticas n.º 2 (9-14 años). Sapienza Università Editrice, Roma, 2015.

FIGUEIRA, A. P. C; PINTO, M. A. Consciência metalinguística. Teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação. Psiclinica, Lisboa, 2018.

FIGUEIRA, A. P. C; PINTO, M. A. THAM-2 – Teste de Habilidades Metalinguísticas n.º 2 (Versão de Investigação não publicada) [s.d].

FIGUEIRA, A. P. C. Compreensão da linguagem figurativa. Avaliar e intervir: Dois recursos. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicologia. ISSN: 0214-9877. v 1, n°2, p.315-318. 2021.

FIGUEIRA, A. P. C; PINTO, M. A; OJEDA, N. Consciência metalinguística e Linguagem figurativa. Novas Edições Acadêmicas. 2019.

FLOQUET, O; PINTO, M. A; THULL, Pernille. Giudizi metalinguistici di accettabilità in italiano e norvegese. Aspetti dell’interpretazione della struttura argomentale in bambini di scuola primaria e preadolescenti di scuola secondaria - Università di Roma “La Sapienza” Roma, 2021.

GAMEIRO, P M. Consciência metalinguística em crianças portuguesas com 9 anos de idade: estudo exploratório com o THAM-2. Dissertação De Mestrado – Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

GARTON, A; PRATT, C. Learning to be literate. The development of Spoken & Written Language. Oxford: Basil Blackwell. 1989.

GOMBERT, J. E. Metalinguistic development. London: Harvester Wheatsheaf, 1992.

GOMBERT, J. E. Le développement métalinguistique. Presses Universitaires de France, Paris, 1990.

HILL, M. M; HILL, A. Investigação por questionário. 2 ed. Lisboa: Edições Sílabo. 2005.

JESSNER, U. Language Awareness in Multilinguals: Theoretical Trends. In Encyclopedia of Language and Education, New York: Springer, 2008. p. 2103-2115

MAROCO, J. Análise estatística com utilização do SPSS. 2 ed. Lisboa: Edições Sílabo. 2007.

MELOGNO, S; PINTO, M. A; Levi, G. Profile of the linguistic and metalinguistic abilities of a gifted child with autism spectrum disorder: A case study. Child Language Teaching and Therapy, v. 31, n. 1, p 113-126. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0265659014530414.

MOTA, M. M. P. E. D. Considerações metodológicas e conceituais sobre a construção de instrumentos de avaliação das habilidades metalinguísticas. Avaliação Psicológica, v. 11, n. 1, p 77-82. Itatiba, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712012000100008 Acesso em Dezembro 12, 2023.

NUNNALLY, J. C. Psychometric theory. New York: McGraw-Hill Inc, 1978.

OSÓRIO, P; ANTUNES, P. Para uma delimitação epistemológica do conceito de consciência metalinguística: um estudo de Linguística Aplicada. Revista de Letras, v. 2, n. 8, p. 91-107. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1504-1.

PINTO, M. A; EUCH, S. E. La Conscience Métalinguistique – Théorie, développement et instruments de mesure. Presses de l’Université Laval, Québec, 2015.

PINTO, M. A; CANDILERA, G; ILICETO, P. Tam-2. Test di abilità metalinguistiche n.2 (9- 14 anni). La valutazione dello sviluppo metalinguístico tra scuola elementare e scuola media. Manuale di istruzioni. Roma: Scione Editore. 2003.

PINTO, M. A; ILICETO, P; MELOGNO, S. Argumentative abilities in metacognition and in metalinguistics: a study on university students. European journal of psychology of education, v. 27, n. 1, p. 35-58. 2012. Disponivel em: https://doi.org/10.1007/s10212-011-0064-7.

PINTO, M. A; TITONE, R; GIL, M. D. G. La consciencia metalingüística. Teoría, desarrollo e instrumentos de medición. Istituti Editoriali Poligrafici Internazionali, Pisa, 2000.

PINTO, M. A; TITONE, R; TRUSSO, F. Metalinguistic Awareness – Theory, Development and Measurement Instruments. Istituti Editoriali e Poligrafici Internazionali, Roma, 1999.

PINTO, M. A; DELGADO, P. L. Tham 2 – teste de habilidades metalinguísticas. . [s.d].

DICIONÁRIO Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/. Acesso em: Dezembro 16, 2023.

SAUSSURE, F; BALLY, C; SECHEHAYE, A. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

TUNMER, W. E; PRATT, C; HERRIMAN, M. L. Metalinguistic Awareness in Children. Theory, Research, and Implications. Berlin: Springer. 1984.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.