Resumo
Muitos autores definem consciência metalinguística enquanto a capacidade de refletir e analisar de forma consciente e intencional os componentes estruturais da linguagem. Para leitores menos avisados, pode ser concetualizada como a capacidade de compreender e revelar a compreensão do que é lido, observado. Esta capacidade, a compreensão, é de inegável importância para todas as tarefas do humano. Consideramos a necessidade de a avaliar, analisar e promover, intervindo. Em Portugal não existem recursos válidos neste domínio. Apresentamos o THAM2 (recurso de origem italiana e já em processo de aferição em Portugal, orientado para meninos(as) dos 9-14 anos de idade), e alguns resultados obtidos (27 sujeitos portugueses, com 9 anos de idade). Embora escassos, os resultados são bastante promissores: a componente linguística do THAM2 foi realizada com maior facilidade por parte dos participantes da amostra, quando comparada com a componente metalinguística. Os intervenientes aderem bem à tarefa, embora demasiado longa. Neste contexto, o THAM2, embora com necessidade de mais estudos e eventuais ajustes, apresenta-se como uma medida fiável da consciência metalinguística, fazendo uma avaliação aprofundada de vários constructos bem definidos, a partir de tarefas que diferem na sua complexidade e dificuldade. A diversidade de capacidades metalinguísticas avaliadas poderá constituir uma vantagem da utilização do instrumento em investigações sobre o tema, e sobre a sua relação com a aprendizagem da leitura e da escrita. da amostra, quando comparada com a componente metalinguística.
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