Resumo
Este artigo visa a contribuir para o volume especial da Cadernos de Estudos Linguísticos que homenageia os seus 45 anos. O texto resulta do trabalho colaborativo de duas docentes do Departamento de Linguística do IEL, na área de Neurolinguística, e se organiza em duas partes principais. Na primeira, busca-se apresentar o início do processo de desenvolvimento da nova área no IEL, a partir do trabalho fundante de Coudry que culminou na publicação de Diário de Narciso: discurso e afasia, estabelecendo e consolidando a Neurolinguística Discursiva como campo teórico de atuação para o linguista. Na segunda parte, o texto relata alguns dos principais desdobramentos teórico-metodológicos da ND para os campos da Linguística, da Fonoaudiologia e da Educação, revisitando trabalhos que se dedicam ao estudo tanto de teorias que a ND agrega quanto de práticas com a linguagem propostas para as várias patologias que afetam a linguagem, sendo algumas delas focalizadas, como as Afasias, o Autismo, a Síndrome do X-Frágil. Em nossos estudos neurolinguísticos, buscamos compreender a relação entre as funções psíquicas superiores e seu impacto nas patologias ao mesmo tempo em que incorporamos nas análises o sujeito em sua atividade discursiva. Também abordamos equívocos de avaliação e seguimento longitudinal apartados da reflexão teórico-metodológica possibilitada pela Linguística.
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