Banner Portal
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

FLÔRES, Onici Claro. DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, p. 181–196, 2012. DOI: 10.20396/cel.v26i0.8636821. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este estudo propôs-se a buscar caminhos alternativos e analisar as variáveis ligadas aos modos de produção do conhecimento linguístico, que possam fornecer intuições sobre a forma como a criança vai se assenhorando das funções e valores do objeto cultural escrita, em seu próprio meio cultural, através de textos típicos de atividades sociais comuns ao seu dia-a-dia: 1) estabelecendo um quadro de estratégias de comportamento frente à escrita que expresse sensibilididade metadiscursiva e/ou consciência metalinguística e (2) detectando diferenças entre as estratégias utilizadas por crianças de 5, 7 e 8 anos.

O instrumento utilizado no estudo foi um protocolo pragmático constituído de uma entrevista semi-estruturada composta de perguntas sobre as experiências anteriores dos sujeitos com a língua escrita (reconhecimento de portadores textuais) e sobre os julgamentos emitidos a respeito do porquê e para quê da utilização de dados de texto em dadas situações., isto é, sobre su afuncionalidade.

A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maior ou menor familiaridade com a escrita facilita e propicia a emergência gradativa da sensibilidade metadiscursiva e, posteriormente, da consciência metalinguística sobre os usos e valores sociais atribuídos ao texto escrito.

Quinze crianças participaram da pesquisa tendo cinco delas 5 anos, cinco 7 e cinco anos e frequentando, respectivamente, a Pré-Escola, 1ª e 2ª séries do I Grau. Os resultados demonstraram haver diferenças de modo de concepção entre os três grupos etários, tendo corroborado estudos anteriormente feitos.

https://doi.org/10.20396/cel.v26i0.8636821
PDF (Português (Brasil))

References

CADZEN, C. Play with language and metalinguistic awareness. In: BRUNER, J.; Jolly, A., SILVA, K. (eds.). Paly: its role in development and evolution. New York, Basic Books, 1976.

CLARK, E.V. Awareness of language: some evidence from what children say and do,. In: SINCLAIR, A.; JARVELLA, R.J.; LEVELT, W.J.M. (eds.). The child's conception of language. 2ª ed. New York, Springer-Verlag, 1980.

COULTHARD, M. (ed.) Talking about text. Birmingham, Birminghan Instant Print Ltd., 1986.

FLAVELL, J.H. Metacognition and cognitive monitoring. A new area of Cognitive-Developmental inquiry. American Psychologist, 34 (10); 906-11, Oct. 1979.

GLEITMAN, L.; GLEITMAN, H.; SHIPLEY, E. The emergence of the child as gramarian. Cognition, 1:137-64, 1972.

HAKES, D.T. The development of metalinguistic abilities in children. New York, Springer-Verlag, 1980.

KARMILOFF-SMITH, A. A functional approach to child language; a study of determiners and reference. Cambridge, Cambridge University Press, 1981.

LEMLE, M. & CARVALHO, M. Os mal-entendidos da alfabetização. Ciência Hoje, Abril/Maio de 1991, vol. 12, nº 72, p.38-43.

LURIA, A.R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOSTKY, L.S.: LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizage. São Paulo, Ícone, Ed. da USP, 1988.

MAGNUSSON, E. Consciência metalingüística em crianças com desvios fonológicos. In: YAVAS, M.S. (org.). Desvios fonológicos em crianças: teoria pesquisa e tratamento. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1990.

MATTINGLY, I. Reading, the linguistic process, and linguistic awareness. In: KANANAGH, J.; MATTINGLY, I. (eds.). Language by ear and by eye: the relationships between speech and reading. Camridge, MIT Press, 1972.

MOREIRA, N.C.R. Portadores de texto: concepções de crianças quanto a atributos, funções e conteúdos. In: KATO, M.A. (org.). A concepção da escrita pela criança. Campinas. Pontes, 1988.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1978.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro, Record, s.d.

READ, C. Children's awareness of language, with emphasis on sound system. In: SINCLAIR, A.; JARVELLA, R.J.; LEVELT, W.J.M. (eds.). The child's concept of language. New York, Springer-Verlag, 1980.

SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo, Cortz; Campinas, Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1989.

TUNMER, W.E. & HERRIMAN, M.L. The development of metalinguistic awareness; a conceptual overview. In: TUNMER, W.E.; PRATT, C.; HERRINAM, M.L. (eds.). Metalinguistic awareness in children: theory, research and implications. New York, Springer-Verlag, 1984.

VAN KLEECK, A. The emergence of linguistic awareness: a cognitive framework. Merril-Palmer Quarterly, 28(2):237-65, Apr. 1982.

VYGOTSKY, L.S. Thought and language. Cambridge, MIT Press, 1973.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1986.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1988.

WARREN-LEUBECKER, A. & CARTER, W.B. Reading and growth in metalinguistic awareness: relations to socioeconomic status and reading readiness skills. Child Development, 59(3):728-42, 1988.

The journal CADERNOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS is granted all the copyright related to the published works. The originals will not be returned. By virtue of being part of this public access journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications

Downloads

Download data is not yet available.