Banner Portal
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
PDF

Como Citar

FLÔRES, Onici Claro. DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, p. 181–196, 2012. DOI: 10.20396/cel.v26i0.8636821. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este estudo propôs-se a buscar caminhos alternativos e analisar as variáveis ligadas aos modos de produção do conhecimento linguístico, que possam fornecer intuições sobre a forma como a criança vai se assenhorando das funções e valores do objeto cultural escrita, em seu próprio meio cultural, através de textos típicos de atividades sociais comuns ao seu dia-a-dia: 1) estabelecendo um quadro de estratégias de comportamento frente à escrita que expresse sensibilididade metadiscursiva e/ou consciência metalinguística e (2) detectando diferenças entre as estratégias utilizadas por crianças de 5, 7 e 8 anos.

O instrumento utilizado no estudo foi um protocolo pragmático constituído de uma entrevista semi-estruturada composta de perguntas sobre as experiências anteriores dos sujeitos com a língua escrita (reconhecimento de portadores textuais) e sobre os julgamentos emitidos a respeito do porquê e para quê da utilização de dados de texto em dadas situações., isto é, sobre su afuncionalidade.

A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maior ou menor familiaridade com a escrita facilita e propicia a emergência gradativa da sensibilidade metadiscursiva e, posteriormente, da consciência metalinguística sobre os usos e valores sociais atribuídos ao texto escrito.

Quinze crianças participaram da pesquisa tendo cinco delas 5 anos, cinco 7 e cinco anos e frequentando, respectivamente, a Pré-Escola, 1ª e 2ª séries do I Grau. Os resultados demonstraram haver diferenças de modo de concepção entre os três grupos etários, tendo corroborado estudos anteriormente feitos.

https://doi.org/10.20396/cel.v26i0.8636821
PDF

Referências

CADZEN, C. Play with language and metalinguistic awareness. In: BRUNER, J.; Jolly, A., SILVA, K. (eds.). Paly: its role in development and evolution. New York, Basic Books, 1976.

CLARK, E.V. Awareness of language: some evidence from what children say and do,. In: SINCLAIR, A.; JARVELLA, R.J.; LEVELT, W.J.M. (eds.). The child's conception of language. 2ª ed. New York, Springer-Verlag, 1980.

COULTHARD, M. (ed.) Talking about text. Birmingham, Birminghan Instant Print Ltd., 1986.

FLAVELL, J.H. Metacognition and cognitive monitoring. A new area of Cognitive-Developmental inquiry. American Psychologist, 34 (10); 906-11, Oct. 1979.

GLEITMAN, L.; GLEITMAN, H.; SHIPLEY, E. The emergence of the child as gramarian. Cognition, 1:137-64, 1972.

HAKES, D.T. The development of metalinguistic abilities in children. New York, Springer-Verlag, 1980.

KARMILOFF-SMITH, A. A functional approach to child language; a study of determiners and reference. Cambridge, Cambridge University Press, 1981.

LEMLE, M. & CARVALHO, M. Os mal-entendidos da alfabetização. Ciência Hoje, Abril/Maio de 1991, vol. 12, nº 72, p.38-43.

LURIA, A.R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOSTKY, L.S.: LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizage. São Paulo, Ícone, Ed. da USP, 1988.

MAGNUSSON, E. Consciência metalingüística em crianças com desvios fonológicos. In: YAVAS, M.S. (org.). Desvios fonológicos em crianças: teoria pesquisa e tratamento. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1990.

MATTINGLY, I. Reading, the linguistic process, and linguistic awareness. In: KANANAGH, J.; MATTINGLY, I. (eds.). Language by ear and by eye: the relationships between speech and reading. Camridge, MIT Press, 1972.

MOREIRA, N.C.R. Portadores de texto: concepções de crianças quanto a atributos, funções e conteúdos. In: KATO, M.A. (org.). A concepção da escrita pela criança. Campinas. Pontes, 1988.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1978.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro, Record, s.d.

READ, C. Children's awareness of language, with emphasis on sound system. In: SINCLAIR, A.; JARVELLA, R.J.; LEVELT, W.J.M. (eds.). The child's concept of language. New York, Springer-Verlag, 1980.

SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo, Cortz; Campinas, Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1989.

TUNMER, W.E. & HERRIMAN, M.L. The development of metalinguistic awareness; a conceptual overview. In: TUNMER, W.E.; PRATT, C.; HERRINAM, M.L. (eds.). Metalinguistic awareness in children: theory, research and implications. New York, Springer-Verlag, 1984.

VAN KLEECK, A. The emergence of linguistic awareness: a cognitive framework. Merril-Palmer Quarterly, 28(2):237-65, Apr. 1982.

VYGOTSKY, L.S. Thought and language. Cambridge, MIT Press, 1973.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1986.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1988.

WARREN-LEUBECKER, A. & CARTER, W.B. Reading and growth in metalinguistic awareness: relations to socioeconomic status and reading readiness skills. Child Development, 59(3):728-42, 1988.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.